Menu

Páscoa Cristã: Use a Bíblia e a Criatividade!

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook
Share on email

Querido leitor/professor, aqui você encontrará um artigo para lá de especial que tem o objetivo na reflexão sobre uma festividade super especial: A PÁSCOA. Nele você será incentivado a usar a Bíblia e a criatividade na produção e transmissão de conhecimento a partir de uma aula espiritual e divertida com sua classe infantil.

É importante ressaltar que cada criança está inserida num contexto familiar, econômico e social peculiar e cabe-nos a sensibilidade ao conversar sobre o assunto. A condução da aula deve ser levada em consideração para que, além de atrativa, seja essencialmente espiritual, leve e agradável a todos. Isto somente o Espírito Santo pode nos conceder!

Vamos conversar um pouco?


O Apóstolo Paulo ensina aos efésios sobre a salvação pela graça por meio da fé. Se é um dom de Deus, nós humanos não temos controle sobre isso. (Efésios 2.8). Recebemos de graça a graça! É nessa perspectiva que compreendemos que a graça é algo tão valioso que precisamos cotidianamente redirecionar o holofote ao que Cristo padeceu na Cruz e na sua Ressurreição. Afinal, foi de graça para nós, mas não para Cristo, que pagou a dívida em nosso lugar! (Colossenses 2.13-15).

Abordar a temática da Páscoa para crianças é muito importante. Sabe por que? Nossos alunos convivem diariamente com pessoas que nem sempre são cristãs e seguidoras dos princípios bíblicos. Outras crianças e adultos que não compartilham do mesmo pensamento sobre o significado da Páscoa como a comunidade cristã faz. Desta maneira, para o pequeninho seguidor de Jesus fica confuso essa mistura de opiniões sobre essa data tão expressiva socialmente.

Outro ponto importante é que a todo instante propagandas na televisão, na internet e no comércio em geral estão vendendo seus ovos de páscoa e influenciando o consumidor a gerar expectativas que não tem a ver com o que a Bíblia preconiza. Por isso, relembrar o significado da Páscoa é fundamental nesse período festivo.

Embora não tenhamos o controle sobre a disseminação pelos meios de comunicação de uma páscoa que se resume ao presentear com chocolates, temos mecanismos disponíveis que podem colaborar para o desenvolvimento de uma aula bíblica e divertida!

Quais mecanismos?


• Perguntas Norteadoras:
Faça algumas perguntas na tentativa de extrair das crianças o que sabem sobre a Páscoa e o que essa data significa. As perguntas nortearão o desenvolvimento do seu trabalho e tudo o que você previamente separou;

• Trazendo à Memória:
Relembre onde tudo começou, a historicidade da festividade da Páscoa e os reflexos dessa comemoração até os dias atuais. (Êxodo 12; Números 9.4; Esdras 6.19; Lucas 2.41; João 11, entre outros);

• Dinamismo:
Leve algumas notas* de dinheiro para aula e separe um momento para uma rápida dinâmica. Escolha um aluno para ser o mercador e o professor comprará algo na loja do aluno. Um chocolate, por exemplo. Simule uma situação de compra e venda e mostre as crianças como é que as pessoas que não conhecem a Bíblia comemoram a Páscoa. Elas pagam um preço pelo chocolate, mas a Páscoa é a comemoração daquilo que Cristo já pagou por todos nós. (Isaías 53.4);
(*Tente realizar a dinâmica com notas de dinheiro de brinquedo)

• Contação de História e Dramatização:
Faça na classe a encenação da última ceia: Uma mesa, Jesus e os discípulos, o episódio do lava pés e da ceia do Senhor. Durante a contação deixe as cosquinhas nos pés rolarem, fale sobre chulé…. As crianças precisam se sentir felizes com a aula! Explique o Plano da Salvação (João 3.16). Esse momento pode ser muito rico e divertido, permitindo que o conhecimento da verdade crie raízes nos corações das crianças. Leve tinta guache vermelha e desenhe o formato de uma grande cruz em folha/cartaz branco. Permita que as crianças pintem suas mãos na tinta vermelha e marquem-nas na cruz. Repita Isaías 53.4. E não se preocupe com a sujeira e bagunça! Essa é a realidade do universo infantil. Depois da aula o professor e sua equipe terão tempo para reorganizar o ambiente, deixando-o limpinho e perfumado para o próximo encontro.

• Celebração e diversão:
Nesse momento o professor com entusiasmo falará que passou a sexta, o sábado e perguntará para os alunos qual o dia que vem depois do sábado. Sim, o Domingo! Jesus ressuscitou! Ele está vivo e precisamos celebrar a Páscoa com muita alegria!!! Que tal preparar um bolo bem colorido, delicioso e um repertório de músicas animadas para festejar com seus alunos?!

O Planejamento…


O professor deverá se organizar, montar um planejamento de aula e se debruçar na construção dessa aula super especial. A melhor forma de se aprender é produzindo, praticando, e enquanto produz se reflete sobre os reais acontecimentos e seus significados. Elaborar uma aula dinâmica fará com que seus objetivos sejam alcançados. Mas a aula não pode ser primordialmente lúdica. A ludicidade acompanhará o planejamento de uma aula essencialmente espiritual, bíblica. Se organize de maneira a contribuir para uma aprendizagem significativa.

Uma sugestão!


Dê uma lembrança no final da aula para seus alunos. Por exemplo: um saquinho de celofane com uma caixinha de suco de uva e uma bisnaguinha de pão para que as crianças levem para suas casas. Diga às crianças: FOI TUDO DE GRAÇA! É como um presente que ganhamos: recebemos de graça e de alguém especial. QUE GRAÇA ESSA GRAÇA!

Não dê coelhinhos! Confeccione cordeirinhos!

Proporcione aos seus alunos que o aprendizado da aula seja compartilhado com seus familiares. Incentive para que as crianças reproduzam a última ceia em casa com seus pais, irmãos, amigos e parentes. (João 1.29; I Coríntios 5.7b) O coelho é um símbolo criado pelas pessoas para comemorar a Páscoa. O cordeiro foi a resposta de Deus para nossa redenção. Então, vamos combinar algo? Nada de coelhinhos na nossa escola bíblica!

Um até logo e que Deus abençoe sua vida e a sua aula!

Publicações Relacionadas

Artigos Kids
Profa. Catia Persan

O Servo da orelha furada

Série de artigos sobre Mordomia Cristã Então tomarás uma sovela, e lhe furarás a orelha contra a porta, e ele será teu servo para sempre;

Leia mais
Planos de Aula
INTERLIGADOS KIDS ADVEC SEDE -RJ

Recursos visuais

Conscientização do Carnaval Texto áureo : Mateus 12.33b , versão indicada : NHTL

Leia mais

Outras Publicações

7 a 8 anos - Aprender e Crescer
Andrea Fernandes

Não seja precipitado! 

AGIR SEM PENSAR NÃO É BOM , QUEM SE APRESSA ERRA O CAMINHO.  Provérbios : 19.2 Profa.: Andréa Fernandes Igreja: ADVEC Sede Turma: 7 e

Leia mais