Menu

A Festa Junina e o cristão

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook
Share on email

Caro leitor, não vou me ater aos significados, origens, doutrinas bíblicas que contrapõem às celebrações das festas juninas. Aqui quero compartilhar a minha visão e vivências sobre essa festa. Convido-o a conhecer um pouco do que era este panorama para mim.

§  Vivendo por dentro

Eu, como boa nordestina que sou, cresci vendo bandeirinhas sendo enfeitadas nas ruas, pessoas indo ao mato recolher toras para fazer fogueiras, dormia com o martelada das barracas que se erguiam cheias de cheiros e comidas. As cozinhas ao redor da minha casa tinham um cheiro gostoso de bolo de milho, de canjica, de cocada recém-feita. Minha mãe trabalhava o dia inteiro cozinhando iguarias para serem vendidas na quermesse. Minhas irmãs e eu ensaiávamos com muita disciplina os passos da quadrilha e disputávamos entre as escolas do bairro quem seria a melhor quadrilha do ano, quem traria o prêmio para sua escola. As crianças se alegravam, empilhadas nos muros com os fogos, com as passeatas, com a dança bonita das quadrilhas. Os mais velhos riam do casamento caipira enquanto tomavam quentão, as famílias acendiam fogueiras e se esquentavam à noite enquanto contavam histórias. As mães e tias brincavam de pular fogueira e nós de cabo de guerra, pescaria, corrida de carro de mão, corrida de saco, jogo de argolas… Eu cresci nesse meio e aprendi a gostar de festa junina, pois para mim em nada remetia à idolatria e a homenagem aos santos. Nunca me passaria pela cabeça que aquelas festas desagradariam a Deus.

§  A ruptura

Mas há um momento na vida de todo ser humano em que ele realmente começa a compreender o mundo a sua volta, aquilo que outrora lhe causava riso, meio que perde o gosto, e o que era tão bonito e colorido não é mais tão colorido assim. Quando Jesus Cristo salvou a minha vida, muita coisa dentro de mim mudara, principalmente minhas concepções do que agrada ou não agrada a Deus, do que é para a glória de Deus ou é para o desejo da minha carne. Digo isso, não apenas em relação à festa junina, mas em relação a qualquer festejo ou confraternização que eu tenha que participar.

Com Cristo adquiri nova forma de pensar, de olhar o meio que me cerca, de me relacionar com o que eu achava que não tinha nada a ver. Nessas festas pude ver que realmente é tudo voltado e dedicado aos “santos”: as bandeirinhas com cada cor representando um santo, os mastros em que são estampados a foto dos santos, as casas, as comidas, as vestes, tudo era dedicado aos santos. Então percebi que Deus ficava bem longe de tudo isso, pois para ele a idolatria é pecado abominável. E mesmo de maneira inconsciente estávamos sendo idólatras. Em Isaías 42.8, Deus diz que não dará a sua glória nem o seu louvor a nada nem a ninguém. Então, decididamente resolvi não mais fazer parte disso.

§  Um olhar de amor

Entretanto, já inserida na igreja de Cristo, com minha fé bem afinada me deparei com a tal festa Jesuína. É claro que eu torci o nariz, eu não concordava com nenhum argumento que me dessem de “aproximar para evangelizar”. Para mim o Espírito Santo não precisaria dessa ajudinha para atrair o não-crente à Igreja. Novamente tive meus embates filosóficos, teológicos chacoalhados. Eu era uma cristã sisuda e inflexível achando que as minhas mazelas sobreporiam à boa vontade de tantos cristãos sérios e comprometidos em anunciar o Evangelho de Cristo. A muito contragosto fui a uma dessas festas Jesuínas e para meu espanto vi de perto como o amor ao Senhor Jesus pode ser demonstrado de diversas formas: nas músicas, nas orações que quebravam intervenções malignas e que alcançavam a vida dos que por curiosidade chegavam ali na igreja atraídos por bandeirolas e barracas de comidas típicas. Percebi o Senhor Jesus ali presente, vivo e atuando livremente, libertando vidas, desfazendo alianças, curando, salvando e a festa que para mim era uma festa de sincretismo religioso apenas, tornava-se aos meus olhos uma grande festa de Salvação. Festas sem bebidas alcoólicas, sem devoção aos santos, sem as mandingas ao redor das bacias de água. Era uma festa tipicamente cristã.

§  Qual o foco?

Hoje entendo que as vezes nós, encharcados ainda do velho homem, causamos desconfortos em que nos rodeia quando estes já revestidos de justiça desejam ir em busca do perdido e trazê-lo aos pés de Cristo. Muitas vezes ficamos numa posição ofensiva/defensiva cheios de argumentos e não vemos que são os nossos olhos que precisam mudar o foco, cair as escamas do legalismo e do ativismo religioso.

Lembro-me do que Paulo dissera certa vez: “Para com os fracos tornei-me fraco, para ganhar os fracos. Tornei-me tudo para com todos, para de alguma forma salvar alguns” (1 Coríntios 9:22). Acredito que com essa fala o amado apóstolo quis dizer que se é para glorificar o nome de Deus, se é para o resgate do homem das amarras do pecado, se é para quebrar paradigmas e mostrar que Deus é um Deus que ama fazer festa, que ama ver seu povo reunido glorificando e engrandecendo o seu nome, faça festa! Seja em junho, julho, agosto ou no mês e época do ano que desejar. Anuncie a Jesus a tempo e fora de tempo (2 Timóteo 4.2). O mesmo Paulo afirma que “Assim, quer vocês comam, bebam ou façam qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus.” (1 Coríntios 10.31). Sugiro que se o foco está em Cristo, faça parte, senão tiver não faça parte. Simples assim, como tudo na vida. Se sua mente te condena e por causa da sua consciência acha indevido e incoerente, fique longe, mas não deixe que a bandeira do evangelho lhe afaste das pessoas. As boas novas do Senhor Jesus são para dar vida e vida com abundância. Em Jesus seja livre e leve.

Finalizo com Paulo: Tornei-me inimigo de vocês por lhes dizer a verdade? (Gálatas 4.16).

Publicações Relacionadas

Artigos Kids
Profa. Catia Persan

O Servo da orelha furada

Série de artigos sobre Mordomia Cristã Então tomarás uma sovela, e lhe furarás a orelha contra a porta, e ele será teu servo para sempre;

Leia mais
Planos de Aula
INTERLIGADOS KIDS ADVEC SEDE -RJ

Recursos visuais

Conscientização do Carnaval Texto áureo : Mateus 12.33b , versão indicada : NHTL

Leia mais

Outras Publicações

Artigos Kids
Thais Morales

Como construir uma aula apologética?

“Mas o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios;”  1 Timóteo

Leia mais
2 a 3 anos - Cordeirinhos de Jesus
Pra.Renata Santana

Jesus é a Páscoa

Porque Cristo, nossa Páscoa, foi sacrificado por nós. 1 Coríntios 5.7 Texto Bíblico: Mateus 26 a 28; Marcos 14 ao16; Lucas 22 ao 24; João

Leia mais
4 a 6 anos - Primeiros Passos
Erica Gomes

Primeiros Passos: O Resgate

Profa.: Érica C. de S. GomesIgreja: ADVEC SedeTurma: Sala RosaFaixa etária: 4 até 6 anosTema: O Resgate de um povoTexto Bíblico: 1 Coríntios 15.21-22Texto-áureo: Se

Leia mais