Menu

O serviço é uma atitude na vida cristã.

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook
Share on email

SERVINDO A DEUS COM EXCELÊNCIA

Então, Jesus, chamando-os, disse: Sabeis que os governadores dos povos os dominam e que os maiorais exercem autoridade sobre eles. Não é assim entre vós; pelo contrário, quem quiser tornar-se grande entre vós, será esse o que vos sirva; e quem quiser ser o primeiro entre vós será vosso servo.

Mateus 20:25-27

Durante aproximadamente seis anos pude servir ao Senhor na liderança do Departamento infantil na ADVEC MOOCA. Neste período, aprendi a servir ao Senhor com alegria e amor, desenvolvendo dons e talentos a serviço do reino. Dentre muitas aprendizagens, as mais importantes foram a razão, o motivo e as ações que demonstram a excelência de servir ao nosso Deus.

Em João 3.16 é declarado que o nosso Deus veio a este mundo e entregou a sua própria vida por amor,sem a condição de receber algo em troca.

Lembro-me que atravessei momentos muito difíceis na minha vida profissional e pessoal, enquanto servia ao ministério infantil. Mas em todo o tempo eu pude ver as mãos do Senhor agindo ao meu favor. Enquanto eu servia às crianças na igreja, muitas vezes sem saber como seria o meu dia de amanhã, o Senhor cuidava da minha família e da minha casa.

Embora passemos por aflições, temos a certeza que tudo está aos cuidados de Deus e o quanto é gratificante servir ao nosso Deus independente das circuntâncias. A Bíblia relata que Deus enviou seu Filho a este mundo, para servir, entregando sua própria vida. Quando servimos a Deus com amor e dedicação, temos grandes recompensas.

Servir vai muito além de cargo, ou título que possa ganhar. Mas uma entrega total, sabendo e tendo a certeza que a recompensa vem do Senhor :Bem como o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir, e para dar a sua vida em resgate de muitos. Mateus 20:28

Devemos ter o desejo ardente em nosso coração de levar a Palavra de Deus a toda à criatura.

Com um coração que se alegra quando vê uma criança tendo sede em ouvir a Palavra de Deus, e as lágrimas no seu rosto quando ela nos pergunta: “Tia eu não sei o que estou sentindo”. É um sentimento tão forte que nos emociona, quando podemos falar para as crianças que o Espírito Santo é quem arde dentro do seu peito. Neste momento enxergamos como vale a pena servir ao nosso Deus.

Servir ao reino de Deus pode ser de diversas maneiras :na liderança, na limpeza de uma sala, na preparação dos lanches das crianças ou acompanhar os pequenos ao banheiro. Desde que tudo o que você faça, seja por amor a obra de Deus, com alegria de servir. É importante o entendimento do privilégio em poder servir a Deus, pois o serviço é uma atitude na vida cristã.

Deus deseja que nos coloquemos à disposição, para servir sem olhar para as nossas limitações. Precisamos ter a certeza que Ele irá nos capacitar se estivermos dispostos a aprender.

E não podemos esquecer que tudo que fazemos, que seja de todo o coração:“E tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como ao Senhor, e não aos homens, Cl 3:23”

Devemos ter responsabilidade ao servir a Deus e fazer a obra com muito zelo. Servir a Deus muitas vezes requer renúncia de algumas coisas da nossa vida. Mas tenha a certeza da recompensa de Deus: Um dia iremos morar na Glória Celestial.

Servir no ministério infantil, é como se o coração queimasse de alegria o tempo inteiro. É algo tão maravilhoso, um sentimento de tanta alegria, amor, que nenhuma palavra conseguiria expressar.

Ao contrário do pescador que fica ali a beira do rio, esperando o peixe para ser pescado, no nosso caso, o coração arde, queima, à procura do peixe para ser pescado! Lancem a rede e pesquem muitas crianças para Cristo! Façamos como Jesus que não veio ao mundo para ser servido, e sim para servir!
E quem quiser ser igual a Jesus, deve estar disposto a se tornar SERVO.

Em João 13: 5-15 , no episódio onde Jesus lava os pés dos discípulos , as falas de Jesus nos chamam muita atenção sobre este tema. Jesus se tornou servo por amor a nós. Sem acepção de lugares e pessoas ,e por onde passou deixou a sua marca de servo!

Então devemos fazer como o Salmista que serviu ao Senhor com alegria (Sl 100) e assimilarmos que a atitude de servir:

-É um grande privilégio, não deve ser enxergue como um dever.

-É ter a sua família abençoada e guardada por Deus.

-É ter o nosso caminho iluminado na presença de Deus.

-É ter uma vida próspera na presença de Deus.

-É crêr em grandes vitórias

-É capacitar-se a cada dia visando a transformação na vida das crianças através da Palavra de Deus.

-É lutar pela salvação de almas de quem ainda não conhece as guerras,

-É levanta-se em oração em prol dos que ainda não sabem orar

Servir é se dispor na presença do Espírito Santo e dizer-Lhe: “Eis me aqui pronto para servir”.

Servir vai além de cumprir escala. É entregar o melhor todos os dias e se colocar na posição para receber do Senhor aquilo que ele quer derramar sobre as vidas que encontrarmos pela frente. Servir na Educação Cristã Infantil é doar-se em prol do crescimento, espiritual, psicológico, material e sentimental das crianças.
Precisamos ter a visão de que deixaremos um legado na vida delas.

Precisamos ter em nosso coração e em nossa mente que as crianças precisam se alimentar não só com um leitinho como se ainda fossem bebês, pois elas crescem e precisam de uma alimentação completa, nutrida com a Palavra de Deus, ensinando a crescerem em sabedoria e espiritualmente na busca pelo Batismo com o Espírito Santo.

Aprecio a palavra do Pr. Jean Porto Santos que diz: “A visão antiga de que qualquer um serve para servir as crianças ficou para trás a muito tempo. Hoje entende-se que é necessário estar preparado e qualificado para o exercício desse trabalho. O professor cristão de crianças precisa ser qualificado e preparado espiritualmente, teologicamente e pedagogicamente. O bom professor sabe que jamais deve negligenciar o seu preparo. As crianças merecem o melhor, e nós ministros de crianças, precisamos estar dispostos a oferecer esse melhor”.

Temos diversos motivos para entrar em 2024 servindo ao Senhor.

Independente do departamento que você vai servir na igreja, que seja com amor e responsabilidade.

Tenha uma vida abençoada e próspera servindo ao nosso Deus.

Amém.

Publicações Relacionadas

Artigos Kids
Profa. Catia Persan

O Servo da orelha furada

Série de artigos sobre Mordomia Cristã Então tomarás uma sovela, e lhe furarás a orelha contra a porta, e ele será teu servo para sempre;

Leia mais
Planos de Aula
INTERLIGADOS KIDS ADVEC SEDE -RJ

Recursos visuais

Conscientização do Carnaval Texto áureo : Mateus 12.33b , versão indicada : NHTL

Leia mais
Planos de Aula
INTERLIGADOS KIDS ADVEC SEDE -RJ

Obras da Carne E Fruto do Espírito

Tema : Conscientização sobre o Carnaval TEXTO BÍBLICO: (versão NTLH)Gálatas 5 TEXTO ÁUREO: Porque é pela qualidade das frutas que sabemos se uma árvore é

Leia mais

Outras Publicações

Planos de Aula
Pra.Renata Santana

Eu sou uma árvore!

Porque é pela qualidade das frutas que sabemos se uma árvore é boa ou não presta.  Mateus 12.33b TEXTO BÍBLICO: Gálatas 5: 16-23 16. Quero

Leia mais
Artigos Kids
Juliana Dantas

A Festa Junina e o cristão

Caro leitor, não vou me ater aos significados, origens, doutrinas bíblicas que contrapõem às celebrações das festas juninas. Aqui quero compartilhar a minha visão e

Leia mais