Menu

Primeiros Passos: Foi por você

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook
Share on email

Profa.: Sheila Silva
Igreja: ADVEC Sede
Turma: 4 a 6 anos
Tema: Foi por você
Texto Bíblico: Aí está o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do
mundo! João 1:29
Texto-áureo:
A morte de Jesus na cruz mostra o seu grande amor por nós
e através desse sacrifício Deus perdoa os pecados do mundo
inteiro. Porque Deus amou o mundo tanto, que deu o seu
único Filho, para que todo aquele que nele crer não morra,
mas tenha a vida eterna. João 3:16

1) Preparo
– Recursos utilizados: EVA, Cola quente, Pão, suco de uva, ramo de trigo, cacho de uvas.
– Acolhimento: Receba as crianças com um sorriso e com um coração nas mãos diga: Jesus te ama!
– Oração: Já comece através da oração a aplicar o tema da aula agradecimento a Deus por ter entregue seu filho Jesus na cruz por amor a nós;
– Louvores:
AMOR DE DEUS – Vaneyse
CORDEIRINHO DA PÁSCOA | PLANO DA SALVAÇÃO
Cristina Mel P, A, S, C, O, A
– Oferta: É importante ensinar as crianças que não devemos chegar à presença de Deus com as mãos vazias, mesmo que seja com uma moedinha devemos ofertar pois mostramos nossa gratidão e amor a Ele. Aproveite para explicar também que ofertamos a Deus com o nosso tempo, adoração…
– Ensino da Palavra: Visuais com as letras da palavra PÁSCOA que conte a história das 2 Páscoas e ao mesmo tempo mostre as crianças os símbolos da verdadeira Páscoa.
– Avaliação e Atividade: Dinâmica com perguntas sobre a História da Páscoa que foi ministrada na aula.

2) Desenvolvimento
Objetivos:

  • Ensinar para as crianças que Jesus é a verdadeira Páscoa.
  • Reconhecer o grande amor que de Deus demonstrou por nós através do sacrifício de Jesus na cruz.
  • Levar as crianças a entenderem que são pecadoras e que precisam se arrepender e pedir perdão a Deus.
    Aplicação da lição:
    A Aula será desenvolvida em cima do recurso visual. Conforme for mostrando os visuais será ministrada a aula.
    Olá Crianças! Estamos comemorando hoje uma data que crianças e adultos gostam bastante. Será porque? Deixe que as crianças falem. Isso mesmo crianças é a Páscoa! As pessoas gostam muito porque ganham chocolate, mas você pode perguntar: Tia eu não posso ganhar e comer chocolate, não posso achar o coelhinho fofinho? Claro que pode, chocolate é muito gostoso e o coelhinho
    fofinho é uma criação de Deus mas o que adianta ganhar chocolate e não saber o verdadeiro significado da Páscoa? Por isso é importante estarmos sempre na EBD pois aqui aprendemos a verdade tudo sobre Deus e que está na Bíblia. O significado da Páscoa tem a sua origem na Palavra de Deus, e não tem nada a ver com ovos de chocolates ou coelhos.

Vocês se lembram da história do povo de Israel, quando eles viviam no Egito, como escravos? E o Senhor mandou pragas para que faraó deixasse o povo de Israel sair do Egito? Vocês se lembram de algumas delas?

A última praga foi quando o Anjo da morte atingiu todos os primogênitos (filhos mais velhos), de cada família egípcia, inclusive a morte do filho do faraó. As crianças israelitas não morreram, porque o sangue de um cordeiro foi derramado nos batentes das portas das suas casas. Depois que aconteceu isso, faraó deixou os israelitas saírem do Egito. Eles foram libertos da escravidão. Por causa desse grande livramento, a Páscoa passou a ser comemorada, como a noite que Deus poupou Israel, salvando suas crianças e libertando a todos! O Senhor disse como a Páscoa deveria ser comemorada: “O cordeiro será sem defeito, macho de um ano; podereis tomar um cordeiro ou um cabrito… naquela noite, comerão a carne assada no fogo; com pães asmos (sem fermento)e ervas amargas a comerão… Comemorem esse dia como festa religiosa para lembrar que eu, o Senhor, fiz isso. Vocês e os seus descendentes devem comemorar a Festa da Páscoa para sempre.” Então crianças, essa foi a 1° Páscoa!

O sangue do cordeiro nos lembra o sangue de Jesus que foi derramado na cruz.! Jesus se entregou por mim e por você! Como Ele nos ama! Depois de ser crucificado seu corpo foi colocado no Sepulcro. Mas crianças Jesus ficou morto? Será que encontraram o corpo dele no sepulcro depois de 3 dias? Não! Crianças depois de 3 dias Jesus Ressuscitou! E hoje celebramos algo todo mês que nos faz lembrar do sacrifício de Jesus.

Por que comemoramos a Páscoa hoje? Jesus veio aqui na Terra, para nos reconciliar com Deus e nos libertar da morte e do pecado. Ele foi humilhado, maltratado e morreu como um cordeiro. Jesus é como aquele cordeiro da Páscoa dos hebreus. Todos os que aceitam seu sacrifício são libertos da escravidão do pecado e da morte, assim como os Hebreus foram libertos pelo sangue dos cordeiros passado nas portas.

Hoje celebramos todo mês a Santa Ceia que foi uma ordem deixada por Jesus para seus discípulos. Antes de ser crucificado Jesus pediu para os seus discípulos fazerem essa cerimônia sempre, para se lembrar do que ele ia fazer por todos nós. Jesus explicou aos seus discípulos o seguinte: Vocês vão comer esse pão como se fosse a minha carne e vão beber este vinho como se fosse o meu sangue. Os discípulos não entenderam na hora mas, alguns dias depois quando Jesus foi crucificado lembraram e puderam entender sobre a ordem que Jesus tinha dado. Assim como as pessoas comiam a carne do cordeiro para celebrar da sua liberdade nós comemos o pão e tomamos vinho para lembrar o que Jesus fez por nós. Todo aquele que decide ter um compromisso de verdade com Deus deve participar da Santa Ceia de Cristo, mas para isso você precisa decidir batizar-se nas águas, esse é um compromisso que cada pessoa que quer, pode fazer para participar do Corpo de Cristo.

Jesus ressuscitou na Páscoa. Ele deu novo significado a esta data. Ele demonstrou o seu grande Amor por nós se entregando para morrer na cruz, trouxe a “boa-nova”, esperança de uma vida melhor, trouxe ensinamentos para que o povo se libertasse do sofrimento e do mal. Ele morreu para nos dar a vida eterna! A sua ressurreição simboliza o início de uma vida nova, uma vida liberta da escravidão do pecado!

(Professor esse é o momento para que seja feito o apelo pra quem ainda não aceitou Jesus como seu Senhor e Salvador).

3) Avaliação e atividade: A turma será dividida em 2 grupos ou mais e através do recurso da Bolsa Bíblica será realizado perguntas que serão sorteadas e que estarão dentro dela referente a história ministrada sobre a Páscoa. Elabore perguntas e coloque dentro da bolsa em papéis separados para que as crianças coloquem a mão e sorteiem. Dê a oportunidade a cada grupo de uma vez seguindo uma sequência.

Fotos da aula:

Publicações Relacionadas

Artigos Kids
Profa. Catia Persan

O Servo da orelha furada

Série de artigos sobre Mordomia Cristã Então tomarás uma sovela, e lhe furarás a orelha contra a porta, e ele será teu servo para sempre;

Leia mais
Planos de Aula
INTERLIGADOS KIDS ADVEC SEDE -RJ

Recursos visuais

Conscientização do Carnaval Texto áureo : Mateus 12.33b , versão indicada : NHTL

Leia mais

Outras Publicações

Planos de Aula
Pra.Renata Santana

Eu sou uma árvore!

Porque é pela qualidade das frutas que sabemos se uma árvore é boa ou não presta.  Mateus 12.33b TEXTO BÍBLICO: Gálatas 5: 16-23 16. Quero

Leia mais