Menu

Primeiros Passos: O Resgate

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook
Share on email

Profa.: Érica C. de S. Gomes
Igreja: ADVEC Sede
Turma: Sala Rosa
Faixa etária: 4 até 6 anos
Tema: O Resgate de um povo
Texto Bíblico: 1 Coríntios 15.21-22
Texto-áureo: Se o Filho os libertar, vocês serão, de fato, livres. (Jo. 8,36)

Preparo
• Recursos: papel crepom vermelho e marrom (2 folhas), tesoura, cola branca, papel
A4 (30 folhas)

Acolhimento: Roda de conversa sobre a semana, introdução do assunto que será aplicado na aula; Apresentação dos alunos novos.

Oração: Agradecimento por mais uma aula, pelas famílias representada por cada
criança, por enfermos, pelos pastores da igreja, pelas professoras e alunos.

Louvor:
• No Egito escravo fui (3 palavrinhas)
• Por que Ele vive
• Reino sem fim (Vaneyse)

Oferta: Ensino de Levítico 27.30, recolher em um saco confeccionado especificamente para a oferta.

Desenvolvimento

Objetivos:
• Compreender que a queda no Éden nos separou de Deus;
• Compreender que o cativeiro dos Israelitas não se limitava ao espaço geográfico (Egito)
• Compreender que Cristo nos libertou do cativeiro do pecado, restaurou nossa amizade com Deus.

Aplicação da lição:

Introdução : Irá ser apresentado um vídeo mostrando um pássaro cativo na gaiola, e faremos um parâmetro entre prisão e liberdade.

Deus cuida dos passarinhos na natureza, porque foi Ele quem os criou ( Mt 6.26).
– Vocês gostam do cântico dos pássaros? Eles são bonitos?
(ouça sua turma neste momento)

Após conversar com a turma a respeito da cena do pássaro preso e triste na gaiola,
é iniciado a introdução da Bíblia:

• Adão e Eva, falharam quando comeram o fruto e desobedeceram a Deus, por causa desta desobediência o pecado contaminou toda a criação, os humanos, os animais a natureza.
• Passaram-se muitos anos………lá no Egito os Israelitas estavam cativos, eles foram obrigados a trabalhar pesado para o Faraó, não podiam sair de lá, tinham que obedecer aos Egípcios. Mas eles não estavam contentes com este modo de viver, eles ouviam os mais velhos falarem do Deus de Abraão, Isaque e Jacó, sabiam que tinham que seguir os costumes que seus antepassados haviam ensinado, ou seja, Adorar somente a Deus (Êx.3.6)
• Eles começaram a orar para Deus resolver o destino deles, foi então que os gemidos do povo foram ouvidos, e Deus enviou Moisés para cumprir esta missão (Moisés era aquele bebê (Israelita) que foi posto no cesto pela mãe (Joquebede) no rio (Nilo) e a filha do Faraó encontrou e o criou) o tempo passou, Moises agora é adulto e defende o seu povo, os Israelitas. Ele, juntamente com seu irmão Arão foram falar com faraó (rei do Egito) para deixar o povo ir para terra que Deus havia prometido, mas faraó não aceitou deixar o povo ir, os escravos eram importantes para fazerem o trabalho duro no Egito. Moisés não desistiu, voltou outro dia para pedir a mesma coisa e ouviu não, e outra vez…, e o faraó não cedia, Foi quando Deus começou a enviar pragas, foram 10 lembram-se? Faraó tinha o coração inflexível (explique o sentido da palavra) tudo tinha que ser do jeito dele, não aceitava que existia um Deus mais poderoso do que os deuses dele, ele acreditava que o Egito era uma nação protegida pelos deuses, Você acredita que Deus protege o povo do Brasil (sua nação)? Você ora pelo povo brasileiro?
• Na décima praga, a morte dos primogênitos dos humanos e dos animais faraó finalmente deixou os filhos de Israel irem embora para a terra que Deus havia prometido (Êx. 6. 6-7) Neste período os Israelitas comemoraram a primeira páscoa com pão ázimo, ervas amargas, o cordeiro assado e seu sangue, passado nas ombreiras das portas.
• Após estes fatos, o povo ficou livre do cativeiro do Egito, fora daquele espaço geográfico e opressor, no entanto permaneciam cativos no reino das trevas, Deus então enviou o resgatador (Jo.3.16) Jesus, o único capaz de libertar cativos, contritos de coração (Is. 61.1-4)
• Antes de ir para a cruz, Jesus reuniu-se com seus discípulos para comemorarem a Páscoa, mas esta foi diferente da primeira: Eles comeram o pão e beberam o vinho, Jesus, pediu que seus seguidores fizessem dessa maneira a partir deste momento, (explique que é a mesma cerimônia que o papai e a mamãe participam na igreja a cada mês) Cristo representa o cordeiro nesta Páscoa,( o vinho representa o sangue derramado na cruz e o pão o corpo de Cristo) (Lc.7-19)
• Dessa forma, Cristo voluntariamente cumpriu a missão de morrer na cruz, derramar o seu precioso sangue, para que nossos pecados fossem apagados. (1 Coríntios 15.3 Hebreus 9.22)
• No terceiro dia, ressuscitou (1 Co.15. 3-4) hoje mora no céu com o Pai, e quer que você um dia vá morar com Ele. Se confessarmos nossos pecados Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça. (1 Jo.9-10) (Fazer o apelo).
• Deus, desde o princípio da criação, desejou que fossemos livres, mas a queda nos separou de seu plano perfeito, tornando-nos pecadores. Por meio de Cristo (Cl.1.13) somos novamente libertos, nenhum sistema deste mundo, ou espiritual pode nos aprisionar porque temos a marca do sangue do cordeiro (Hb. 13.12)

Avaliação e atividade:
• Folha impressa com cruz e corações: os corações podem ser preenchidos com bolinhas de papel crepom vermelho, a cruz com papel crepom marrom.

Objetivo: Desenvolver coordenação motora fina, concentração, criatividade e percepção visual.

Fotos e Moldes:
MOLDE GAIOLA COM PÁSSARO

Caso o professor não tenha condição de gravar o vídeo em pen drive e transmiti-lo numa tv em sala de aula, poderá substituir o vídeo por recursos visual elaborado em papelão, cartolina ou E.V.A.

Referências Bibliográficas:
https://www.youtube.com/watch?v=yMmGslDQOg4
https://www.youtube.com/watch?v=_VBgMuuGu_Q
https://www.youtube.com/watch?v=yWyFWtCXgqg
https://www.youtube.com/watch?v=BZtMtoYWn58
https://br.pinterest.com/pin/43417583895034205/
BÍBLIA, A. T. e N.T. In: BÍBLIA. Bíblia de recursos para o ministério com criança: Antigo e Novo Testamentos. Tradução: José Simão. São Paulo: Hagnos, 2003.

Publicações Relacionadas

Artigos Kids
Profa. Catia Persan

O Servo da orelha furada

Série de artigos sobre Mordomia Cristã Então tomarás uma sovela, e lhe furarás a orelha contra a porta, e ele será teu servo para sempre;

Leia mais
Planos de Aula
INTERLIGADOS KIDS ADVEC SEDE -RJ

Recursos visuais

Conscientização do Carnaval Texto áureo : Mateus 12.33b , versão indicada : NHTL

Leia mais

Outras Publicações

Planos de Aula
Pra.Renata Santana

Eu sou uma árvore!

Porque é pela qualidade das frutas que sabemos se uma árvore é boa ou não presta.  Mateus 12.33b TEXTO BÍBLICO: Gálatas 5: 16-23 16. Quero

Leia mais
4 a 6 anos - Primeiros Passos
Teresa Souza

Primeiros Passos: A escolhida

Profa.: Teresa Cristina de Souza Igreja: ADVEC SEDE-RJ Turma: 4 e 5 anos  Tema: A escolhida  Textos Bíblicos: Lucas 1.30-33; Lucas 2.52 Texto-áureo: PV. 22.6

Leia mais