Menu

Você sabe o que é a idolatria?

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook
Share on email

Texto-áureo: Não adore outros deuses;adore somente a mim.

Profa.: Ana Cristina Martins
Igreja: Advec sede
Turma: Pode ser adaptada de 02 até 07 anos
Tema: Festa junina,que mal há?
Texto Bíblico: Êxodo 20:3

Preparo :Recursos utilizados:

  • Fogueira,balões,
  •  Bandeirinhas e milho feitos de feltro,
  • Imagens impressa de deuses(santos catolicos),
  • Danças e visual do plano da salvação (avental ,luva ou os lápis em feltro).

Acolhimento:

Receber os alunos na porta , com um avental colorido ( com as cores do Plano da Salvação), um enfeite no cabelo e com um sorriso no rosto. Crianças se sentem acolhidas quando recebidas com alegria e com uma roupa que emite cores infantis.

-Os alunos antigos são chamados pelo nome

-Os alunos novos são apresentados para os amigos , sentam nas primeiras cadeiras e são motivados a ajudarem as professoras em tarefas simples.

Oração:

Professora, liste motivos mensais de oração:

-Datas marcantes do mês de Junho : Dia 12/06-  Domingo da Igreja Perseguida ( DIP) ;Segundo domingo do mês – Dia do Pastor

-Aniversariantes do mês

-Agradecimento por mais uma aula

-Incluir agradecimentos dos fatos ocorridos na semana

***Incentive seus alunos a darem testemunhos dos feitos de Deus em suas vidas, em fatos comuns ocorridos na semana.

Louvor:

O momento do louvor é um momento em que a professora estratégicamente o utiliza:

-Para desenvolver os alunos mais tímidos

-Para gerar introdução ao tema da aula , fazendo uso de louvores dentro do contexto

-Caso tenha recursos audiovisuais , prepare louvores adaptados a faixa etária dos seus alunos e os motive a escolher opções

-Caso não tenha estrutura com recursos audiovisuais , incentive seus alunos a louvarem sem o uso de fundo musical e com a participação de palmas de seus amigos.

Oferta:

A sala de aula é a introdução do Culto da Igreja na vivência da criança. A rotina da sala de aula deve acompanhar todo o contexto do universo eclesiástico.

A oferta é um momento em que a professora deve ter um Recurso visual que seja adaptado a faixa etária de seus alunos ( Um gazofilácio colorido, envelopes infantis , um saquinho de tecido)

Use seus alunos na participação do recolhimento das ofertas e no momento de oração

Subsídios para este momento :

Malaquias 3:10/2 Coríntios 9:7/ Provérbios 11:24/ Marcos 12:41-44/Levítico 27:30

Desenvolvimento

Objetivos:

  • Aprender sobre o plano da salvação
  • Assimilar atitudes que agradam ou não a Deus
  • Praticar a fidelidade de Deus em suas rotinas

Aplicação da lição:

***Dicas Kids :

Toda vez que a aula for temática , sobre algum assunto educativo de valores éticos cristãos ou uma abordagem apologética com fins de conscientização , é importante construir um cenário em sala de aula que fuja da rotina. Assim o aluno perceberá que a abordagem daquela aula é diferenciada e construirá uma memória emotiva nos alunos.

Nesta aula de Conscientização sobre Festas Juninas , a professora retirou as cadeiras , sentou-se no chão em círculo com os alunos e utilizou um recurso visual em formato de Lápis com as cores do Plano da Salvação para construir uma analogia sobre o assunto abordado.

Aula terá início com uma pergunta:

– Quem conhece a festa de São João? Ou junina? (Aguardar a resposta dos alunos)

Mostrar Imagens de personagens típicos das festas de são João(comidas, danças típicas das festas juninas etc).

Iniciar a leitura do livro de Êxodo 20: 3 e 4: “Não terás outros deuses além de mim.Não farás para ti nenhum ídolo, nenhuma imagem de qualquer coisa no céu, na terra, ou nas águas debaixo da terra.”

A professora terá o lápis na cor preta nas mãos e iniciará a sua narrativa:

-Vocês sabiam que todos nós temos a oportunidade de escrever o nosso nome no livro da Vida?

-Quem sabe qual é o livro da Vida?( Aguarde as crianças responderem)

-Isso mesmo! É a Bíblia!E de acordo com as nossas ações , nossa história é registrada no livro!Vamos falar das ações que nos deixam longe de Deus? Vamos falar do pecado?
Vamos ler novamente o versículo Êxodo 20: 3 e 4: “Não terás outros deuses além de mim.Não farás para ti nenhum ídolo, nenhuma imagem de qualquer coisa no céu, na terra, ou nas águas debaixo da terra.”

Este versículo fala sobre não adorar outros deuses, ou seja, fala sobre sermos fiéis a Deus independente das circunstâncias! Imagine que você é convidado para uma festa e todos os seus amigos estarão lá, mas você descobre que tudo nessa festa será para homenagear outros deuses. Ou seja , é uma festa que ignora a autoridade do nosso Deus , dando glórias, louvando e adorando a quem desconhecemos como nosso salvador. O nosso Senhor deixou registrado que nenhuma imagem deve receber adoração. Mesmo que esta festa seja colorida , mesmo que essa festa tenha todos os meus amigos, mesmo que essa festa tenha tudo que agrada aos meus olhos , se não tem Jesus , não serve pra mim! Mas quando eu participo de festas que meu salvador é ignorado , eu escrevo a minha história com a cor desse lápis ! Qual é a cor desse lápis ???

( Aguarde as crianças responderem – a Cor preta)

Quem aqui ama a mamãe??? ( Aguarde as crianças responderem) Imagine que no dia das mães , você entregue um presente para outra mãe que não é sua , que não cuida de você. Como vocês acham que a mamãe vai se sentir? Triste! É assim que Jesus se sente quando vê o seu povo louvando a outros deuses !

Nesse momento a professora segura o lápis amarelo :

-Imagine que o Senhor construiu um lar para todos nós , onde não há tristeza nem dor! Para que possamos vivenciar a alegria da vida eterna sem precisar sofrer! E esse lar celestial foi feito somente para seus amigos fiéis e verdadeiros que escrevem seu nome no livro da vida!!

A professora agora irá segurar o lápis vermelho:

-Mas esse lugar maravilhoso que Jesus preparou será somente para aqueles que são fiéis ! Pois Jesus deu a sua vida por nós e merece a nossa fidelidade. Quando ele foi para a cruz , ele foi pensando em nós! Nenhum desses deuses deram a vida deles por nós! Eles foram homens como nós, que creram em Jesus , mas não possuem o poder de salvar a nossa vida! O nosso único salvador chama-se Jesus Cristo!

A professora irá segurar o lápis branco:

-As nossas atitudes serão registradas no livro da vida! Mas para isso é importante que a nossa história seja como este lápis , branco e limpo! Se algum dia nosso coração foi preto como esse lápis( demonstre o lápis preto) , ele pode se arrepender e confessar seus pecados para aquele que é o único capaz de perdoá-lo . Assim seu coração ficará como esse lápis ( vermelho) , reconhecendo que Jesus derramou o seu sangue por nós. Quando a gente se arrepende, o nosso coração fica branquinho! Capaz de ser sensível a voz de Deus e ouvir a sua direção em nossas vidas.

A professora irá segurar o lápis verde:

-Quando as nossas atitudes são compatíveis com a vontade de Deus em nossas vidas , a gente pode carregar a esperança de um dia viver nesse lar celestial onde o único sentimento que habitará será a alegria da presença do Senhor !

A fidelidade a Deus nos causa esse sentimento ! A certeza de que independente de qualquer circunstância , Deus é o nosso único Rei! Que festa nenhuma enganará meus olhos e me fará escrever a minha história sem Jesus na minha vida! Jesus está comigo por onde eu for! E se o local que eu estiver adorar a outros deuses, por mais colorido que seja , não serve pra mim!

As vezes o nosso coração fica sujo por causa as nossas escolhas! As vezes somos desobedientes , somos infiéis por motivo de achar que aquilo que parece ser bonito é bom para ser feito! Nem tudo que é apresentado para nós , nos serve! Se onde eu estou existe uma alegria pelo motivo de louvar a outros deuses, clamar por outros deuses, esse lugar não tem Jesus!

Todas as pessoas podem acreditar naquilo que quiserem, mas nós sabemos que o único caminho da salvação de nossas vidas é Jesus Cristo! E somente à ele minha boca irá adorar , minhas mãos vão ofertar e somente a ele eu dedicarei a minha vida!

As cores que eu carrego , são as cores da salvação da minha vida!!

Vamos louvar ao Senhor com as cores da nossa salvação ?

Dicas Kids : Sempre que a abordagem for explicativa sobre alguma vertente cultural ou religiosa, mantenha uma oratória respeitosa sobre o assunto, jamais utilize termos de ofensa . Fortaleça questões sobre a verdade da Palavra de Deus que é o suficiente para consolidar a sua abordagem. As Festas Juninas são contrárias a Bíblia pelo uso da idolatria. São festas que prestam homenagens a outros deuses e não glorificam o nome do Senhor. Dependendo da faixa etária não é cabível a explicação de algumas brincadeiras com contextos sexualizados utilizados nessas festas. Seja sucinta no que a Palavra de Deus já deixa registrado sobre a idolatria.

Subsídios para sua aula sobre o que a Bíblia diz a respeito de idolatria :

  • Isaías 42:8: “Eu sou o Senhor; este é o meu nome! Não darei a outro a minha glória nem a imagens o meu louvor.
  •  Levítico 19:4: “Não se voltem para os ídolos nem façam para vocês deuses de metal. Eu sou o Senhor, o Deus de vocês.”
  • Salmos 115:4-8: Os ídolos deles, de prata e ouro, são feitos por mãos humanas. Têm boca, mas não podem falar; olhos, mas não podem ver; têm ouvidos, mas não podem ouvir; nariz, mas não podem sentir cheiro; têm mãos, mas nada podem apalpar; pés, mas não podem andar; e não emitem som algum com a garganta. Tornem-se como eles aqueles que os fazem e todos os que neles confiam.
  • 1 Coríntios 10:14: Por isso, meus amados irmãos, fujam da idolatria.
  • Romanos 1:22-23: Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos e trocaram a glória do Deus imortal por imagens feitas segundo a semelhança do homem mortal, bem como de pássaros, quadrúpedes e répteis.
  • 1 João 5:21: Filhinhos, guardem-se dos ídolos.

Nesse momento a professora usará o recurso cantando o Plano da salvação :

Louvor :

“Meu coração era sujo, mas Cristo aqui já entrou
Com seu precioso sangue, tão alvo assim o tornou
E diz em sua Palavra que em ruas de ouro andarei
Oh! Dia feliz quando eu cri, e a vida eterna eu ganhei
Lá rá
Lá lá rá
Sou feliz com Jesus, meu Senhor”

Atividade:

-Recortar os corações com as cores do plano da salvação

-Em uma folha A4 os alunos vão desenhar o contorno de suas mãos

-Colar nos dedos desenhados os corações com suas cores e significados:

Amarelo : Simbolizando o Céu

Preto: Simbolizando o pecado

Vermelho : Simbolizando o arrependimento e reconhecimento que Jesus morreu por todos nós

Branco : Santidade

Verde : O crescimento/ a maturidade espiritual-Ações que fazemos para nos fortalecer espiritualmente e nos afastar do pecado ( leitura bíblica , oração , louvores)

Publicações Relacionadas

Artigos Kids
Profa. Catia Persan

O Servo da orelha furada

Série de artigos sobre Mordomia Cristã Então tomarás uma sovela, e lhe furarás a orelha contra a porta, e ele será teu servo para sempre;

Leia mais
Planos de Aula
INTERLIGADOS KIDS ADVEC SEDE -RJ

Recursos visuais

Conscientização do Carnaval Texto áureo : Mateus 12.33b , versão indicada : NHTL

Leia mais

Outras Publicações

4 a 6 anos - Primeiros Passos
Erica Gomes

Primeiros Passos: Uma mulher de fé

Profa.: Érica Gomes  Igreja: ADVEC – Sede  Turma: 4 e 5 anos  Tema: Uma Mãe de fé e coragem Texto Bíblico:  Gênesis 2. 1-10  Texto-áureo:

Leia mais
Artigos Kids
Thais Morales

Conselheiro Tutelar: Parte I

Sua origem , fundamentação e funções O que precisamos saber sobre o órgão que visa proteger os direitos de crianças e adolescentes do nosso país.

Leia mais
Artigos Kids
Thais Morales

Conselheiro Tutelar: Parte II

Critérios para ser Conselheiro Tutelar :O que precisamos saber sobre o órgão que visa proteger os direitos de crianças e adolescentes do nosso país. Na

Leia mais