Menu

Festas Juninas, o que a Bíblia diz?

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook
Share on email

Músicas regionais, muita comida típica, gente animada ao som da sanfona, crianças em volta da fogueira, bandeirinhas espalhadas por todo o lugar. Tem dança, quadrilha e até casamento. É neste tempo que também chegam os bilhetinhos da escola pedindo a participação da criança na tão conhecida festa junina.

 O que poderia estar por trás de uma festa tão animada e cheia de gente? 

Antes de te responder a esta pergunta, vamos conhecer um pouco sobre a festa.

Esta tradição de festejar o mês de junho e julho é bem antiga. Há mais de dois mil anos, os povos antigos da Europa já festejavam, em volta de fogueiras, o início das colheitas. Era a maneira de agradecer ao mundo espiritual pela boa colheita.  Além das fogueiras, as danças e a fartura de comida sempre fizeram parte destes rituais pagãos. Já no Brasil, trazida por influência dos portugueses no século XVI, ela também foi associada às colheitas e junto a isso, a uma celebração religiosa em agradecimento aos santos. Inicialmente, a festa era conhecida como festa joanina, em referência a São João, mas, ao longo dos anos, teve o nome alterado para festa junina, em referência ao mês no qual ocorre, junho.

Hoje, temos festas animadas, com decoração típica de interior, bandeirinhas coloridas, barracas com muita comida ao som de músicas regionais e danças com roupas coloridas que fazem referência às vestimentas do povo que mora no campo, como também a tão esperada fogueira.

A festa Junina não é somente uma festa cultural, mas também religiosa, onde tudo que é feito para aquela festa é dedicado aos santos festejados, que são Santo Antônio, celebrado no dia 13, São João, no dia 24 e São Pedro, no dia 29.

Mas e aí, o Cristão pode comemorar festa junina?

Quando falamos que a festa junina é também uma festa religiosa, é impossível não associá-la à palavra celebração: é aí que entra a resposta a essa pergunta. Pense comigo uma coisa, quando vamos para um aniversário estamos indo para uma celebração. Aquela festa é dedicada ao aniversariante, tudo o que é feito naquela festa é pensando em alegrá-lo e homenageá-lo.  As músicas, as comidas, a decoração da festa, tudo é feito com muito carinho, para que o dia daquela pessoa seja muito feliz. Você sai de casa com a intenção de honrar e agradecer a Deus pela vida dela. Isso é uma celebração, uma comemoração. Quando dedicamos e oferecemos algo a alguém é porque aquela pessoa é importante pra nós e a consideramos merecedora da nossa admiração. É isso que entregamos quando vamos a alguma festa que é dedicada para algum santo: tudo o que é feito naquele dia é dedicado a ele, em agradecimento, em honra e em celebração. Se nós estivermos ali, comendo e nos alegrando, estaremos sim, participando desta homenagem.

Podemos entender isso em Isaías 42.8 eu diz: “Eu sou o Senhor; esse é o meu nome! Não darei a outro a minha glória nem a imagens o meu louvor.”

A Idolatria

A palavra Idolatria no Hebraico é composta pelo termo ‘avodah’ ou ‘avodot’ que em sua tradução significa ‘trabalho, serviço, obra, labor, adoração’. ‘Avodar Zarah’ significa idolatria. Então a palavra idolatria não pode ser apenas a representação de um ato em si, mas a junção de muitos fatores, entre eles, o serviço. Envolve a ideia de prestar serviço a um deus.

Deus abomina qualquer tipo de idolatria. Não somente imagens de deuses, mas todas as coisas que venham ocupar o lugar de Deus. Figuras ou pinturas, pessoas, imagens de ouro, prata, gesso, coisas semelhantes a estas que tenham algum vínculo de fé e confiança espiritual, confeccionados por mãos humanas, aos quais devotamos alguma crença ou confiança, ou qualquer objeto que tome o lugar de Deus.

Tudo o que você reverenciar é veneração pelo que considera sagrado. 

A Bíblia diz no livro do Êxodo, cap. 20.4,5: “Não farás para ti imagem de escultura, nem semelhança alguma do que há em cima nos céus, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não as adorarás, nem lhes darás culto; porque eu sou o Senhor, teu Deus, Deus zeloso…” 

Por que a idolatria é tão perigosa se o ídolo tem boca, mas não fala; tem olhos, mas não vê; tem mãos, mas não apalpa; tem pés, mas não anda? O apóstolo Paulo responde a essa pergunta, dizendo que não obstante o ídolo ser nada, o que está por trás dele são os demônios (1Co 10.19,20).

O Deus único e verdadeiro estabeleceu o modo como devemos adorá-lO. Ele não busca adoração; Ele procura adoradores que O adorem em espírito e em verdade!

Por que Deus nos criou?

A Bíblia diz: “portanto, quer comais ou bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus” (1 Cor. 10:31). Tudo que fazemos deve glorificar o nome do Senhor. As festas juninas e suas comidas dedicadas ao santo, não glorificam o nome do Senhor. …” Isto é coisa sacrificada a ídolo, não comais (1 Cor. 10:28). A Bíblia ainda diz, em Provérbios 27:20: “O inferno e a perdição nunca se fartam, e os olhos do homem nunca se satisfazem”. Também sabemos que “um abismo chama outro abismo”, como narra o Salmo 42:7.”

Agora, depois de entender um pouco sobre o que é a festa junina, sobre a idolatria e adoração e também entender qual o propósito para que você foi criado, tire as suas conclusões e responda à pergunta que fizemos lá em cima. Posso permitir que meu filho participe da festa junina da escola?

Publicações Relacionadas

Artigos Kids
Profa. Catia Persan

O Servo da orelha furada

Série de artigos sobre Mordomia Cristã Então tomarás uma sovela, e lhe furarás a orelha contra a porta, e ele será teu servo para sempre;

Leia mais
Planos de Aula
INTERLIGADOS KIDS ADVEC SEDE -RJ

Recursos visuais

Conscientização do Carnaval Texto áureo : Mateus 12.33b , versão indicada : NHTL

Leia mais

Outras Publicações

4 a 6 anos - Primeiros Passos
Erica Gomes

Primeiros Passos: Jesus, o cordeiro perfeito

Profa.: Érica C. de S. GomesIgreja: ADVEC Sede Turma: Sala RosaFaixa etária: 4 até 6 anosTema: Jesus, o cordeiro perfeitoTexto Bíblico: 2 Coríntios 5.21Texto-áureo: Eis

Leia mais
Artigos Kids
Thais Morales

Conselheiro Tutelar: Parte II

Critérios para ser Conselheiro Tutelar :O que precisamos saber sobre o órgão que visa proteger os direitos de crianças e adolescentes do nosso país. Na

Leia mais