Menu

Como construir uma aula apologética?

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook
Share on email

“Mas o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios;”  1 Timóteo 4:1

Infelizmente muitos cristãos ainda não conseguem assimilar a importância de defendermos racionalmente a nossa fé. Durante muitos anos frases como “ Deus não precisa de advogado “, “ A verdade se defende por si mesma” (dentre outras) eram utilizadas como argumentos para encerrar diálogos de contestações quanto ao motivo de seguirmos Jesus e acreditarmos em Deus.

Essa falta de diálogo gerou durante um bom tempo a ideia de que os cristãos tinham pouco intelecto e por estas razões éramos considerados tolos e nossos pastores e líderes chamados de adjetivos maliciosos e negativos. Posicionar-se perante a nossa fé era considerado um ato de fanatismo e por isso muitos cristãos se calavam diante de questionamentos facilmente respondidos pelo uso da Bíblia, confirmações históricas, achados antropológicos, estudos científicos e físicos.

O Educador Cristão infantil tem um papel muito importante no intelecto de seus alunos. É por suas aulas que a criança absorve conhecimentos básicos bíblicos, princípios éticos e valores cristãos que vão servir de instrução para toda a sua vida. E isso é um desafio que necessita ser encarado com assertividade e responsabilidade.

Primeiro passo: Professor, você sabe o que é APOLOGÉTICA?

Pode parecer óbvia essa pergunta, mas para que seja materializada em suas aulas é preciso ter entendimento. Apologética é uma área da teologia que se preocupa em defender, racionalmente e intelectualmente a fé cristã. A origem da palavra apologética é apologia, um termo grego, que significa defesa verbal, afirmação ou argumento. Dentro do contexto do cristianismo, apologia tem o significado de defesa da Palavra de Deus, de seus valores em suas doutrinas.

Educador, o seu papel é alimentar seus alunos com argumentos a respeito da fé que eles possuem. O que faz um personagem bíblico ser diferente de um criado pela Disney, é a verdade que ele carrega, sua real existência na história e seus valores morais que precisam ser ensinados.

  • Vai falar de Davi? Qual o legado que seu reinado deixou para a sociedade?
  • Vai falar do Dilúvio? Mostre documentários arqueológicos que comprovem a existência do fato.
  • Vai falar sobre sexo feminino e masculino? Atribua a visão científica sobre  o corpo feminino e masculino e suas funcionalidades.

Responda perguntas óbvias do universo infantil. As aulas apologéticas respondem os “porquês” no universo infantil: Um homem pode se transformar em mulher? O homem veio do macaco? Quem fez o mundo? Qual o legado de Jesus para a humanidade?

Educadores cristãos infantis não são contadores de ESTÓRIAS  e sim de HISTÓRIAS  e precisam estar preparados para alimentar seus alunos com todo embasamento possível, para que assimilem verdadeiramente quem é o seu Deus.

Onde isso modifica as minhas aulas?

Na fundamentação!

Não é preciso ser um gênio, um especialista, possuir mil estudos aplicados para construir uma aula apologética. É necessário apenas você assimilar o conceito, entender a importância e direcioná-lo aos objetivos da sua aula!

Como colocar em prática no meu plano de aula?

Escolha temas específicos:

Fé: O que é ter fé? ; atitudes de fé.

Deus: Quem é Deus? Como ele se manifesta à humanidade; os atributos de Deus.

Sugestão :construa uma analogia com experiências químicas e físicas dentro de sala de aula

Jesus: a biografia; a genealogia; a sua influência em diversas vertentes sociais e culturais que existem até hoje; o seu legado.

A Bíblia: Faça uma aula com o uso de pesquisas sobre sua forte influência em várias vertentes, desde a área jurídica, social, educacional e política . Mostre para seus alunos, na vida prática, a influência das verdades bíblicas nos dias atuais.

História da Igreja: Como surgiu? Qual foi a primeira? Qual o conceito de Igreja? Qual a sua importância? O que foi a Reforma Protestante?

A criação do mundo: Como Deus criou o mundo? Traga pesquisas científicas e documentários em vídeos, que comprovem fatos citados na Bíblia.

A criação do homem e da mulher: Como Deus criou o homem e a mulher? Por qual motivo Deus os criou? O homem veio do macaco? Faça uma aula com o uso da visão científica sobre esse assunto (criacionismo x evolucionismo).

Quem é o homem para Deus: Como Deus me vê? Qual a minha importância para Deus? Faça o seu aluno refletir sobre o seu papel no mundo, o uso de seus dons e apresente a existência de um propósito em sua vida.

Plano da Salvação: O significado da Cruz; O que é a graça?; A importância de compartilhar o evangelho; As consequências de uma vida sem Jesus.

Utilize comprovações científicas e históricas bíblicas: Documentários com descobertas arqueológicas; evidências científicas que dão sentido a episódios da Bíblia; evidências da influência da Bíblia historicamente e culturalmente.

Construa aulas que materializem a existência de Deus na vida cotidiana da criança. Dessa forma, quando ela receber qualquer abordagem que desmereça a sua fé, todos os conhecimentos adquiridos irão blindá-la contra qualquer mentira que venha distorcer os seus valores e conceitos cristãos. E não esqueça das atividades! O cérebro da criança aprende brincando, por isso, construa atividades que estimulem os sistemas sensoriais, assim a criança fixará o conteúdo e aprenderá muito mais!

E nunca deixe de estudar professor(a)! Uma aula para criança vai muito além de um recurso feito em EVA!

Que Deus abençoe e conduza a sua aula!

Publicações Relacionadas

Artigos Kids
Profa. Catia Persan

O Servo da orelha furada

Série de artigos sobre Mordomia Cristã Então tomarás uma sovela, e lhe furarás a orelha contra a porta, e ele será teu servo para sempre;

Leia mais
Planos de Aula
INTERLIGADOS KIDS ADVEC SEDE -RJ

Recursos visuais

Conscientização do Carnaval Texto áureo : Mateus 12.33b , versão indicada : NHTL

Leia mais

Outras Publicações

7 a 8 anos - Aprender e Crescer
Equipe Interligados Kids Sede RJ

A PÁSCOA PERFEITA

Cristo, nossa Páscoa, foi sacrificado por nós. 1 Coríntios 5.7 Atraia a atenção dos alunos para o assunto, mostrando o primeiro visual.Faça perguntas: O que

Leia mais
4 a 6 anos - Primeiros Passos
Teresa Souza

Primeiros Passos: A Celebração da Páscoa

Profa.: Teresa Cristina de SouzaIgreja: ADVEC SEDE-RJ Turma: 4 até 6 anosTema: A celebração da PáscoaTextos Bíblicos: Êxodo 6.5 -7Texto-áureo: Pv.11.8 1) Preparo:– Recursos utilizados:

Leia mais
9 a 11 anos - Mais que Vencedores
Tatiane Cassimiro

A Igreja perseguida

Aula Apologética Profa.: Tatiane Cassimiro Igreja: ADVEC Sede Turma: 9 a 11 anos Texto Bíblico: Atos 4:1-4; 8:1-8/ João 16:33/ Mateus 16:18-19 Texto-áureo: Lembrem-se dos

Leia mais