Menu

Primeiros Passos: A Celebração da Páscoa

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook
Share on email

Profa.: Teresa Cristina de Souza
Igreja: ADVEC SEDE-RJ

Turma: 4 até 6 anos
Tema: A celebração da Páscoa
Textos Bíblicos: Êxodo 6.5 -7
Texto-áureo: Pv.11.8

1) Preparo:
– Recursos utilizados: a Bíblia, bonecos de eva – imagens de um cordeiro, vinho ( suco de uva), uvas e pão.
– Acolhimento: No momento da chegada pergunte o nome das crianças e seja simpática e atenciosa, e depois apresente os visitantes do dia à turma.
– Oração: Agradecer a Deus pela semana ou dia
– Louvor: Miriã dançou (Três palavrinhas)
– Oferta: saquinho de ofertório (Oferta da viuvinha)

2) Desenvolvimento:
– Objetivos:
– Conhecer a História do povo de Israel
– Compreender que Deus sempre cumpre o que promete
– Valorizar o sacrifício de Jesus na cruz para nos salvar

Aplicação da lição:
Olá Crianças, hoje nós aprenderemos sobre as festas e celebrações, sabem por que? Nos próximos dias iremos celebrar a Páscoa? Vocês sabiam que foi o nosso Deus quem mandou celebrarmos a primeira Páscoa?

Sabem por que? Para lembrarmos que a Páscoa faz parte da História do povo de Israel, pois esse povo viveu como escravos durante 430 anos em um lugar chamado Egito. Nossa é muito tempo né? Mas Deus sempre cumpre o que promete. O povo de Israel morava lá, porque os seus antepassados, ou seja, as pessoas mais antigas das famílias do povo de Deus, foi morar lá e passados muitos dias, rei chamado Faraó que tinha um coração duro, e não gostava do povo de Israel, porque eles eram numerosos e fortes. Por consequência, passou a escravizá-los e maltratá-los (Nm. 20.14-16).

Então o povo começou a clamar e pedir a Deus um libertador e sabem o que aconteceu? Deus ouviu a oração, porque Deus é bom e queria ver o povo liberto para celebrar e adorar a Ele. E Moisés foi o homem que Deus escolheu para tirar o povo da servidão de faraó, e para isso, Deus teve que mandar as pragas para Faraó libertar o povo.

No entanto, ele tinha um coração duro e não deixava o povo ir embora, até que então Deus decidiu mandar a última praga. Mas antes mandou Moisés falar com o povo DELE para que nada acontecesse a eles. A décima praga seria a morte dos primogênitos, ou seja, o filho mais velho. Deus falou com Moisés que eles deveriam prestar bastante atenção e fazer tudo certinho como Deus estava orientando.

O povo deveria separar um cordeiro sem defeito, macho de um ano e o sangue do cordeiro deveria ser passado nas ombreiras e verga portas, para que a praga não pudessem alcançá-los.(Êx 12.5) E essa praga atingiu o Egito deixou Faraó tão bravo, que ele chamou Moisés e Arão seu irmão e mandou que eles levassem o povo embora de lá. E eles foram libertos das mãos de Faraó. E Deus mandou Moisés ensinar e lembrar ao povo todos os anos o sacrifício da Páscoa de Israel. A libertação do povo do Egito.

E através disso, todas as pessoas passaram a celebrar a Páscoa. E com isso, aprendemos que Deus sempre cuida dos seus filhos e Ele nos ama muito por isso, Ele enviou o seu Filho para nos salvar.(Jo 3.16) Jesus um dia deu a sua vida como aquele cordeirinho da Páscoa. Sabem como? Ele morreu em uma cruz para salvar todas as pessoas, e depois de três dias ELE ressuscitou e está no céu preparando moradas para um dia estarmos com ELE. E o que nós temos que fazer e aceitarmos como o nosso salvador. E celebrar a verdadeira Páscoa a ressurreição de Jesus, porque ELE VIVE.


3) Avaliação
Atividade de colagem- colar algodão na imagem do cordeiro

Fontes pesquisadas: BÍBLIA, Português. Bíblia da Escola Bíblica.
Sociedade Bíblica do Brasil (SBB); São Paulo, SP: Editora Crista Evangélica, 2017.

Publicações Relacionadas

Artigos Kids
Profa. Catia Persan

O Servo da orelha furada

Série de artigos sobre Mordomia Cristã Então tomarás uma sovela, e lhe furarás a orelha contra a porta, e ele será teu servo para sempre;

Leia mais
Planos de Aula
INTERLIGADOS KIDS ADVEC SEDE -RJ

Recursos visuais

Conscientização do Carnaval Texto áureo : Mateus 12.33b , versão indicada : NHTL

Leia mais

Outras Publicações

Artigos Kids
Thais Morales

Como construir uma aula apologética?

“Mas o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios;”  1 Timóteo

Leia mais