Menu

Jesus é a Páscoa

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook
Share on email

Porque Cristo, nossa Páscoa, foi sacrificado por nós. 1 Coríntios 5.7

Texto Bíblico: Mateus 26 a 28; Marcos 14 ao16; Lucas 22 ao 24; João 13 ao 20.

É muito importante o professor se familiarizar com todas as passagens da Páscoa, nos quatro evangelhos, pois cada autor traz particularidades, a partir das suas experiências e pontos de vista.Usamos nas páginas o recurso das cores do Livro Sem Palavras, para que tanto alunos como professores se familiarizem mais com a representatividade dessas cores e assim memorizem o grandioso plano da salvação.

Mostre a imagem da ceia, com a página amarela.

Perto da Páscoa, Jesus juntou os seus discípulos para comemorarem a Páscoa, como era de costume. Essa festa era comemorada todos os anos, e servia para lembrar como Deus tinha libertado o povo judeu da escravidão no Egito. Jesus pediu que seus discípulos encontrassem um lugar para que pudessem se reunir, e ali celebrassem a última Páscoa juntos.

Jesus sabia que logo morreria, e queria que seus discípulos lembrassem sempre da sua morte, e como ela era importante, pois libertaria o mundo inteiro do pecado através do Seu sangue derramado na cruz. Dessa vez, a festa teria um motivo diferente para ser lembrada: o corpo (pão) e do sangue (vinho) de Cristo (Lc 22.7-20).

página preta representa o pecado e também o sofrimento que Jesus teve que passar para nos redimir.

Jesus sabia que a hora da sua morte estava chegando, inclusive que seria traído por um dos seus discípulos, por isso estava muito triste e foi para um lugar muito bonito, chamado Monte das Oliveiras, para orar.

Judas, que era discípulo de Jesus, aceitou dinheiro (30 moedas de prata – Mt 26.15-15) para entregar Jesus nas mãos dos seus inimigos. Vieram muitos homens ao Monte das Oliveiras para pegar Jesus, eles tinham tochas, lanternas e armas. Foi uma enorme confusão, mas Jesus sabia que não poderia fugir, pois sua morte libertaria toda a humanidade do pecado e nos faria novamente amigos de Deus (Jo 18.1-12). *Pecado é tudo aquilo que nós pensamos, fazemos ou falamos que não agrada a Deus.

Jesus foi amarrado, bateram muito nele e também usaram um chicote. Colocaram uma coroa de espinhos na sua cabeça e riram do seu sofrimento.  Seus pés e suas mãos foram pregados na crus com cravos, tipo uns pregos bem grandes. Jesus estava sozinho, e seu corpo estava todo machucado, mas suportou toda a dor porque seu amor por nós era maior que o seu sofrimento.

Mostre a página vermelha, com a imagem da crucificação.

Jesus foi colocado numa cruz, entre dois ladrões. Ele não tinha pecado algum, mas foi colocado entre os pecadores, para que pudesse ser mais envergonhado. Muitas pessoas continuaram a rir do seu sofrimento, e gritavam para que ele descesse da cruz, já que era o filho de Deus, mas Jesus sabia que o seu sangue, derramado naquela cruz, seria muito importante, pois a sua morte faria com que todos os pecados fossem apagados.

A Bíblia diz que de tarde, Jesus morreu, e quando isso aconteceu, o céu ficou muito escuro e houve um terremoto. Naquele momento, muita gente, inclusive os soldados que crucificaram Jesus, acreditaram que ele realmente era o filho de Deus (Mt 27.33-54).

Apresente a página branca, que representa a ressurreição e restauração.

Um homem rico, chamado José, pediu para sepultar Jesus num túmulo, que era dentro de uma caverna. A Bíblia diz que esse José enrolou Jesus em lençóis limpos e o colocou no túmulo, depois uma grande pedra foi colocada tampando a entrada da caverna. Seria uma história muito triste se acabasse aí, mas a verdade é que Jesus foi morto, mas depois de três dias ele ressuscitou, ou seja, ele voltou a viver! (Mt 28.1-18)

Imagine a surpresa quando os seguidores de Jesus foram ao túmulo e viram que a pedra não estava tampando a entrada da caverna, e nem o corpo de Jesus estava lá! Jesus venceu a morte e o pecado e por causa disso, quem acredita nele e o recebe em seu coração também pode viver eternamente e conhecer o lugar que Deus tem preparado para quem aceita Jesus.

HORA DO CONVITE À SALVAÇÃO



Mostre a página verde e instigue as crianças com o que pode ser o presente. A página verde representa a vida nova e o crescimento em Cristo, mas também o direito de reinar com Deus.Toda pessoa que acredita em Jesus e o recebe em seu coração, passa a ter uma vida diferente, pois agora só quer agradar a Deus, que deu o seu único Filho para morrer por causa dos nossos erros. Essa vida diferente significa deixar de lado todo o pecado*, e ser amigo de Deus.
O maior presente que receberemos é poder um dia reinar com Deus ao lado de Jesus, por isso, nossa Páscoa não é chocolate ou coelho, mas Jesus, que deu a sua vida na cruz a fim de que todo o nosso pecado fosse apagado (2 Tm 4.8; Tg 1.12; Ap 2.10).

Instruímos a não usar chocolate na lembrancinha da Páscoa.

“Não são do mundo, como eu do mundo não sou. Santifica-os na tua verdade; a tua palavra é a verdade” (João 17:15–17).

Publicações Relacionadas

Artigos Kids
Profa. Catia Persan

O Servo da orelha furada

Série de artigos sobre Mordomia Cristã Então tomarás uma sovela, e lhe furarás a orelha contra a porta, e ele será teu servo para sempre;

Leia mais
Planos de Aula
INTERLIGADOS KIDS ADVEC SEDE -RJ

Recursos visuais

Conscientização do Carnaval Texto áureo : Mateus 12.33b , versão indicada : NHTL

Leia mais

Outras Publicações

9 a 11 anos - Mais que Vencedores
Rayane Medrado

A inveja não agrada a Deus

Nós não devemos ser orgulhosos, nem provocar ninguém, nem ter inveja uns dos outros. (Gálatas 5.26) Profa.: Rayane Medrado de Souza Biasi Igreja: ADVEC Sorocaba

Leia mais
2 a 3 anos - Cordeirinhos de Jesus
Pra.Renata Santana

A árvore boa e ruim

Porque é pela qualidade das frutas que sabemos se uma árvore é boa ou não presta.  Mateus 12.33b OBJETIVOS: PREPARE COM ANTECEDÊNCIA: – Tinta guache

Leia mais
Planos de Aula
INTERLIGADOS KIDS ADVEC SEDE -RJ

Obras da Carne E Fruto do Espírito

Tema : Conscientização sobre o Carnaval TEXTO BÍBLICO: (versão NTLH)Gálatas 5 TEXTO ÁUREO: Porque é pela qualidade das frutas que sabemos se uma árvore é

Leia mais