Menu

A IMPORTÂNCIA DA FREQUÊNCIA NA ESCOLA BIBLICA DOMINICAL NA INFÂNCIA

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook
Share on email

Educar é ampliar a visão sobre tudo que cerca a vida de uma pessoa. Tratando-se da vida cristã, a educação reveste-se de uma importância muito maior. No AT, há um imperativo: E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração; E as ensinarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te. Também as atarás por sinal na tua mão, e te serão por frontais entre os teus olhos. E as escreverás nos umbrais de tua casa, e nas tuas portas (Dt 6.6-9). Grandes debilidades, que muitos cristãos carregam ao longo dos anos na vida, relacionam-se a uma formação cristã de base frágil ou inexistente.

Isso aponta para o fato de a infância ser a fase da vida humana, em que se dá a formação de todo ser humano. O que se aprende nessa fase, refletirá decisivamente em no desenvolvimento psíquico, emocional, afetivo e social, influenciando por toda a vida. Nesse aspecto, advertem-nos as Sagradas Escrituras: Instrui o menino no caminho em que deve andar, e, até quando envelhecer, não se desviará dele (Pv 22.6). Por conseguinte, a Escola Dominical ajuda, e muito, no desenvolvimento da personalidade infantil, pois encaminha cada criança no aprendizado cristão.

Não por acaso, o sistema mundano, que “jaz no maligno” (1Jo 5.19 ARA), busca por todos os meios, principalmente o da educação, formatar a mente das crianças, no intuito de fazê-las replicar as ideologias nocivas contrárias às orientações divinas, que estão sendo diuturnamente disseminadas na sociedade, pervertendo a inocência infantil e o ideal divino para as crianças, o que se constitui em uma total covardia. É uma militância sem precedentes, atacando todas as áreas da formação social e familiar das formas mais variadas, a fim de contaminar tudo e todos com o que é depravado e abominável aos olhos de Deus.

Nesse contexto, não é difícil perceber a importância de se ter as crianças, desde a tenra infância, frequentando uma sala, na igreja, devidamente preparada, adaptada e equipada, não apenas com material didático, mas, principalmente, com professores preparados e, acima de tudo, amantes das Escrituras Sagradas.

A Escola Bíblica Dominical, desde o seu nascimento na Inglaterra, com Robert Rikes, considerado o pai da escola dominical, atendia apenas as crianças. As classes de adultos surgiram bem mais tarde. Raikes não era indiferente aos males da sociedade de sua época. Assassinos, ladrões ou simplesmente pessoas endividadas eram encerradas em prisões escuras e sem as mínimas condições de higiene. Os que tinham a sorte de sair vivos não recebiam outros favores lá fora. Não conseguiam emprego, e a única forma que muitos encontravam para sobreviver era a criminalidade. Consciente da estreita relação que havia entre a pobreza e o crime, ele tentara ajudar os detentos a sobreviver nas miseráveis prisões, por meio de assistência material e espiritual, e a reintegrá-los à sociedade depois de soltos, mas os resultados foram desanimadores.

Então lhe veio o pensamento de que a maioria dos presidiários, que ele tentara, em vão, ajudar haviam sido crianças mal comportadas como aquelas que conhecera no subúrbio de Gloucester, sem supervisão, infestando as ruas e praças dos bairros pobres, promovendo toda sorte de distúrbios. A maioria das crianças não sabia ler nem escrever, pois durante a semana eram forçadas a trabalhar em fábricas; algo bem comum durante a Revolução Industrial. E, no domingo, perambulavam pelas ruas. Rikes teve, então, a ideia de fazer um trabalho de base: dar àqueles meninos e meninas uma orientação, que os levasse a outro caminho que não o da marginalidade ou o da prisão.

Decidido, estava disposto a contratar até quatro professoras ao preço de um xelim por domingo. As professoras receberiam as crianças em casa e, enquanto as ensinassem a ler, ministrariam também noções de aritmética e de moral cristã. A Bíblia seria o livro-texto, e os alunos teriam de decorar o catecismo e ser encaminhados ao culto dominical. Isso fez toda a diferença para milhares de crianças, propagando-se até os dias atuais.

A Escola Dominical é gratuita e conta com o apoio de homens e mulheres que, voluntariamente, lecionam a Palavra de Deus. É o maior trabalho que se pode realizar na igreja. Os seus professores e organizadores não têm qualquer retorno financeiro a não ser a alegria de saber que são instrumentos de Deus para abençoar vidas por meio do ensino da Bíblia Sagrada. Os que exercem este ministério sabem que esta é a maior recompensa.

Dessa forma, enfatizo que a Escola Dominical contribui decisivamente para a formação espiritual, moral, cultural e social da família. Por esse motivo, é fundamental que os pais esmerem-se, com amor e sabedoria, em levar seus filhos a participarem dela, pois nela o caráter cristão é desenvolvido segundo as Escrituras. Os que são assíduos na Escola Dominical absorvem o ensino da Bíblia, e passam a ter uma conduta pautada nos princípios elevados da Palavra de Deus, e serão bênção para a família, para a igreja e para a sociedade.

Publicações Relacionadas

Artigos Kids
Profa. Catia Persan

O Servo da orelha furada

Série de artigos sobre Mordomia Cristã Então tomarás uma sovela, e lhe furarás a orelha contra a porta, e ele será teu servo para sempre;

Leia mais
Planos de Aula
INTERLIGADOS KIDS ADVEC SEDE -RJ

Recursos visuais

Conscientização do Carnaval Texto áureo : Mateus 12.33b , versão indicada : NHTL

Leia mais

Outras Publicações

4 a 6 anos - Primeiros Passos
Erica Gomes

Primeiros Passos: Uma mulher de fé

Profa.: Érica Gomes  Igreja: ADVEC – Sede  Turma: 4 e 5 anos  Tema: Uma Mãe de fé e coragem Texto Bíblico:  Gênesis 2. 1-10  Texto-áureo:

Leia mais
2 a 3 anos - Cordeirinhos de Jesus
Teresa Souza

Cordeirinhos de Jesus: Ele vive e voltará!

Profa.: Teresa Cristina de SouzaIgreja: ADVEC SEDE-RJTurma: 2 e 3 anosTema: ELE VIVE E VOLTARÁTextos Bíblicos: 1 Tessalonicenses 1:10Texto-áureo: Rm.5.8 1) Preparo: • Recursos utilizados: a

Leia mais
Artigos Kids
Pra.Renata Santana

As crianças na Igreja

Jesus, porém, disse: “Deixem que as crianças venham a mim. Não as impeçam, pois o reino dos céus pertence aos que são como elas”. Mateus

Leia mais