Menu

Páscoa Cristã: O ensino do real significado

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook
Share on email

A Páscoa, palavra que deriva do termo em hebraico “Pessach” (passagem), tem passado batido em muitos lares, inclusive nos cristãos. Sim, muitos estão desapercebidos sobre o real significado dessa comemoração e da importância de ensiná-la a seus filhos. Afinal, já temos o departamento infantil para exercer essa tarefa de ensino, não é mesmo? Errado! É interessante observar que na instituição da Páscoa, no capítulo 12 de Êxodo, o Senhor diz expressamente que “Este dia será um memorial que vocês e todos os seus descendentes o comemorarão como festa ao Senhor. Comemorem-no como decreto perpétuo”.

Porém, a obstinação de alguns em desconsiderar o velho testamento, tem nos feito perder pontos importantes da tradição cristã e pouco a pouco nossos memoriais vão desmoronando. Se você for um leitor atento, vai descobrir que Deus já nos advertiu que nossos filhos perguntariam o significado dessa celebração e Ele próprio já nos ajuda sobre como devemos responder: “Quando os seus filhos lhes perguntarem: ‘O que significa esta cerimônia?’, respondam-lhes: É o sacrifício da Páscoa ao Senhor, que passou sobre as casas dos israelitas no Egito e poupou nossas casas quando matou os egípcios.” (Ex 12. 26,27)

Hoje, relembrar a história do povo hebreu sendo libertado da escravidão nos faz lembrar que Deus nos libertou da escravidão dos nossos pecados, enviando seu filho Jesus para morrer em nosso lugar. Falar da décima praga e da preparação que antecedeu a saída do Egito, é falar sobre a escolha de um cordeiro perfeito para aspergir seu sangue nas portas, evitando a morte dos primogênitos, mas é também falar que nós também temos um cordeiro sem defeito, que derramou seu sangue puro para nos livrar da morte espiritual.

Dizer que a família deveria ficar em casa a noite inteira comendo o cordeiro assado com ervas amargas e pão sem fermento, nos remete à obra salvadora de Cristo, que tira o amargor desta vida pecaminosa e nos transforma em uma nova massa. Quando nos debruçamos a estudar a história da Páscoa judaica, podemos fazer várias conexões com a história do Cristo e dessa forma seremos capazes de falar aos nossos filhos o real significado da Páscoa, pois não basta dizer que nada tem a ver com coelhos e chocolates, essa informação é rasa demais. Somos chamados a instruir na Palavra. Você está disposto?

Referências: Bíblia de Recursos para o Ministério com Crianças, Apec https://ultimato.com.br/sites/estudos-biblicos/assunto/vida-crista/paes-asmos-a-importanciado-autoexame/, acessado em 06/04/22

Publicações Relacionadas

Artigos Kids
Profa. Catia Persan

O Servo da orelha furada

Série de artigos sobre Mordomia Cristã Então tomarás uma sovela, e lhe furarás a orelha contra a porta, e ele será teu servo para sempre;

Leia mais

Outras Publicações

2 a 3 anos - Cordeirinhos de Jesus
Pra.Renata Santana

Jesus é a Páscoa

Porque Cristo, nossa Páscoa, foi sacrificado por nós. 1 Coríntios 5.7 Texto Bíblico: Mateus 26 a 28; Marcos 14 ao16; Lucas 22 ao 24; João

Leia mais