Menu

Ué, e o Papai Noel, cadê?

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook
Share on email

Mitos e verdades sobre o Natal que só a Bíblia mostra!

Ganhando a atenção

Penso que se uma criança viesse à minha casa no Natal ela veria esse tema estampado em luzes coloridas nos quatro cantos da casa, porque eu amo celebrar essa data! Ela veria uma guirlanda bem enfeitada no portão de entrada, depois se encantaria com o corrimão cheio de bolas douradas e pinhas com glitter.

E a árvore, será que ela veria uma árvore? Afinal, casa de crente tem árvore de natal? Ah, tem sim. Essa criança veria uma árvore modesta, mas toda iluminada e cheia de enfeites. Enfeites antigos, que contam histórias, e também enfeites novos. Mais adiante ela encontraria numa bancada a cena do nascimento do Salvador, em crochê, possivelmente. E dentre os personagens que os olhos curiosos percorressem não acharia os tais reis magos. Talvez ela pensasse: “Mas que decepção! Será que a tia não dera o devido valor a esses personagens tão importantes? E o bom velhinho, rechonchudo e fofinho, eu ainda não o vi!”

Isso não foi um acidente, foi proposital, pois o Natal conta-nos uma história.

A primeira fase do plano

Jesus quando veio a este mundo, tinha um plano bem definido. Ele decidiu anular-se. Sendo perfeito, poderoso, eterno, cheio de virtudes, desceu à terra e formou-se ser humano no ventre da jovem Maria. Para nascer, esperou os nove meses como qualquer um de nós; nasceu num lugar improvisado, escolheu por pais gente do povo, que temiam a Deus. Humildes pastores os anjos anunciaram o nascimento do Rei. Eles nem roupas adequadas tinham para a ocasião. Como se visita um rei recém-nascido? O que devemos levar? O que devemos falar? Será que ele nos receberá?

Eu responderia: Basta ir de coração agradecido, basta crer que Ele é Deus. Basta entregar-se a Ele. A honra não depende de coisas, mas está nas atitudes.

E eles honraram a Jesus com toda reverência que havia em seus corações. Certamente os “três reis magos” (que não se sabe se eram três e certamente não eram reis) prestaram sua homenagem ao nenê, e trouxerem presentes também, pois é isso que diz a nossa Bíblia.

Eles também são importantes nesta história, mas não estavam com Jesus logo que este nasceu, como tantas vezes esta cena é retratada em filmes, quadros e presépios. Isso veio bem depois, pois na ocasião dessa visita, o menino já estava confortável numa casa com seus pais.

Ora, isso não desmerece em nada as homenagens luxuosas e tão significativas que prestaram. Estes homens mudaram suas rotas para encontrar-se com a Verdade. Eles, cheios de saberes, também foram humildes em entender que Deus é quem rege os céus e a terra e que o novo Rei nasceria de forma inusitada e milagrosa. Os sábios do oriente prestaram sua honraria como manda o protocolo. E fizeram isso de maneira impecável e muito sincera.

Honra a quem tem honra

Sim, meus amigos, no meu Natal não tem o velho Noel. Mesmo reconhecendo seu trabalho nobre em doar aos pobres e trazer um pouco de acalanto às suas vidas, ainda assim, não posso homenageá-lo, não posso lhe atribuir o papel central desta festividade. Ao senhor Jesus, só a Ele devemos a honra, o louvor e a adoração.

Além disso, peço que atente para o nosso Rei. Ele veio humilde, apresentou-se primeiro aos humildes. Humildes de recursos, como eram os pastores e humildes de coração, como os sábios. O que Jesus busca até hoje é um coração humilde e contrito, disposto a render-se a Ele.

Entretanto, a quem temos honrando? Por quê enfeitamos nossas casas, e nos reunimos à mesa na noite de natal? Qual o intento do nosso coração? Será que o ato de celebrar por celebrar tem falado mais alto? Temos exercitado o perdão, a benevolência, a caridade? Somos generosos a quem não tem pão? Convidamos à nossa confraternização aqueles que estão em solidão? Não deixemos que as luzes e os embrulhos pomposos nos afastem do verdadeiro sentido do Natal.

A grande oportunidade

E quanto a você, o que dará a Jesus nesse natal? Humildemente, reconheça que é pecador e que precisa de um Salvador. Preste-lhe também sua homenagem lhe entregando sinceramente o seu coração. Permita que sua vida seja regida pelo Rei de amor.

Depois de ouvir essa história, a criança que me visitara, nunca mais esqueceria que o natal não se trata de homens do oriente, nem de presentes, nem de Papai Noel. É sobre Jesus, e para isso Ele veio: trazer salvação e dar a vida eterna aos que nEle creem.

Feliz Natal!

Publicações Relacionadas

Artigos Kids
Profa. Catia Persan

O Servo da orelha furada

Série de artigos sobre Mordomia Cristã Então tomarás uma sovela, e lhe furarás a orelha contra a porta, e ele será teu servo para sempre;

Leia mais
Planos de Aula
INTERLIGADOS KIDS ADVEC SEDE -RJ

Recursos visuais

Conscientização do Carnaval Texto áureo : Mateus 12.33b , versão indicada : NHTL

Leia mais

Outras Publicações

4 a 6 anos - Primeiros Passos
Sheila Silva

Deus me deu um presente: ser mãe.

Deus me deu um presente: ser mãe. Igreja: ADVEC– Sede Turma:  4 e 6 anos Tema: Deus me deu um presente: ser mãe. Texto Bíblico:

Leia mais
7 a 8 anos - Aprender e Crescer
Renata Souto

Paulo e os pergaminhos 

Texto-áureo: “Tivemos ousada confiança em nosso Deus, para vos anunciar o evangelho de Deus, em meio a muita luta.”                                (1 Tessalonicenses 2.2) Profa.: Renata

Leia mais