Menu

Mais que Vencedores: Mães da Bíblia

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook
Share on email

Profa.: Tatiane Cassimiro

Igreja: Advec Sede

Turma: 9 a 11 anos

Tema: Mães da Bíblia

Texto Bíblico: 1 Samuel 1 e 2; Rute 4; Lucas 1:26-56; Marcos 7:24-30

Texto-áureo: “A mulher sábia edifica sua casa” – Provérbios 14:1ª

  1. Preparo
  • Recursos utilizados

Folhas de ofício

Canetas,

Envelope de carta, corações de papel para decorar a sala Cartolina, 

Caneta piloto.

  • Acolhimento: 

Conversar com os alunos de forma acolhedora e amável e dar boas-vindas aos alunos novos.

***Dica kids : Nesta faixa etária as crianças estão em período de transição para a turma de adolescentes. Preserve 15 minutos da sua aula para que eles socializem entre si e crie rodas de conversas.

  • Oração: 

Agradecer a oportunidade de estarmos aprendendo mais sobre a palavra de Deus e agradecimento pela vida de cada mãe de aluno.

– Sempre incentive um aluno a orar pela turma .

– Confeccione uma caixa de pedidos de oração e agradecimentos – Separe uma aula por mês para ler os pedidos que constam na caixa e ouça os testemunhos de seus alunos .

  • Louvor: 

-Utilização de televisão ou caixinha de som

-Rap da Família – Crianças Diante do Trono

     -A benção – Gabriel Guedes e Nívea Soares

  • Oferta: 

Escolher um aluno para ler o texto de Lucas 8:1-3. 

-Explicar sobre as mulheres estarem contribuindo financeiramente para o ministério de Jesus e incentivar os alunos a contribuírem também.

2) Desenvolvimento

Objetivos: 

Compreender a importância do papel exercido pelas mães

-Conhecer histórias de mães da Bíblia; 

-Valorizar a vida e os esforços feitos pelas mães.

Aplicação da lição: 

A professora inicia a aula perguntando para os alunos o que eles entendem ser o papel que uma mãe exerce em uma família.

 Após isso, um aluno é escolhido para ler o texto áureo da lição.

Explicar que a Palavra de Deus possui diversos exemplos de mulheres que edificaram suas casas e irão conhecer e aprender sobre algumas delas hoje.

Em seguida, a professora aborda cada uma das histórias de mães escolhidas para a aula.

As ilustrações utilizadas estão no final do plano de aula.

– Ana (1 Samuel 1 e 2): Explicar que a história de Ana nos mostra a vida de uma mãe que dedicou seu maior sonho ao serviço do Senhor. Ana abriu mão daquilo que tanto queria para um propósito maior e gerou em seu ventre um grande profeta para o povo de Israel.

– Noemi (Rute 4): Mostrar para a turma que apesar de Noemi ter perdido seus filhos, ela exerceu um papel de influência na vida de Rute e seus conselhos permitiram que a jovem e ela tivessem suas vidas resgatadas. Noemi também foi considerada mãe de Obede e sua vida foi um exemplo muito positivo para ele.

– Maria (Lucas 1: 26-56): Apresentar a história de Maria e sua coragem em viver o plano de Deus. Maria foi a mulher que cuidou do filho de Deus na Terra e sua vida nos mostra como devemos estar preparados para viver os planos de Deus. Vale ressaltar a importância de que os alunos não vejam Maria como uma santa, mas sim, como alguém que buscava agradar a Deus, apesar de seus defeitos.

– Mulher Siro-Fenícia (Marcos 7:24-30): Explicar que apesar de não sabermos o nome dessa mulher, ela foi uma mãe que buscou a Jesus por um milagre para a vida de sua filha. A perseverança e a humildade dessa mulher nos ensinam que essas características são fundamentais para os filhos e filhas de Deus.

Após a exposição das histórias, a professora deve explicar que assim como essas mulheres fizeram a diferença em sua época e são valorizadas e vistas como exemplo por nós, também devem valorizar e buscar os exemplos positivos na vida de suas mães.

Fazer com que os alunos reconheçam os sacrifícios feitos todos os dias por essas mães e que sejam ajudantes e intercessores de suas mães.

3)Atividade: 

Propor a turma que cada aluno escreva uma carta de gratidão à sua mãe. Incentivá-los a serem detalhistas naquilo que gostariam de agradecer à suas mães e a fazerem um compromisso de serem intercessores na vida de cada uma.

Molde do envelope e carta disponível no final do plano de aula

Imagens da aula: 

As imagens foram projetadas no MM.

Imagens de domínio público.

Sugestão I : Caso tenham televisão em sala de aula , basta salvar as imagens em Pendrive e reproduzir.

Sugestão II : Imprimir as imagens , colocar em cartazes e espalhar pela sala de aula com a história das personagens e suas principais características.

Diagrama, Esquemático  Descrição gerada automaticamente

Mãe Ana

Mãe Noemi 

Mãe Maria 

Mulher Siro-Fenícia

Molde De Envelope Para Convite | Envelopes para convites, Molde envelope, Envelopes  para convites de casamento

Publicações Relacionadas

Artigos Kids
Profa. Catia Persan

O Servo da orelha furada

Série de artigos sobre Mordomia Cristã Então tomarás uma sovela, e lhe furarás a orelha contra a porta, e ele será teu servo para sempre;

Leia mais
Planos de Aula
INTERLIGADOS KIDS ADVEC SEDE -RJ

Recursos visuais

Conscientização do Carnaval Texto áureo : Mateus 12.33b , versão indicada : NHTL

Leia mais

Outras Publicações

2 a 3 anos - Cordeirinhos de Jesus
Teresa Souza

Cordeirinhos de Jesus: Ele vive e voltará!

Profa.: Teresa Cristina de SouzaIgreja: ADVEC SEDE-RJTurma: 2 e 3 anosTema: ELE VIVE E VOLTARÁTextos Bíblicos: 1 Tessalonicenses 1:10Texto-áureo: Rm.5.8 1) Preparo: • Recursos utilizados: a

Leia mais
2 a 3 anos - Cordeirinhos de Jesus
ADVEC Alphaville

Atividades para a Páscoa

Túmulo vazio MATERIAL NECESSÁRIO  – pratos de papelão (quantidade necessária para a turma) – discos de papelão recortados na medida suficiente para cobrir a entrada

Leia mais
Artigos Kids
Prof.Rafael Neto

A inclusão na Igreja

ENSINAMENTOS DEIXADOS POR JESUS CRISTO A inclusão na igreja cristã é um tema importante e relevante nos dias de hoje.O princípio fundamental do cristianismo é

Leia mais