Menu

A árvore boa e ruim

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook
Share on email

Porque é pela qualidade das frutas que sabemos se uma árvore é boa ou não presta.  Mateus 12.33b

OBJETIVOS:

  • Conscientizar a criança de que o cristão pode ser representado por uma árvore, com frutos bons ou ruins
  • Apresentar o carnaval como uma festa que não agrada a Deus;
  • Incentivar a criança a ter atitudes que agradam a Deus.

PREPARE COM ANTECEDÊNCIA:

– Tinta guache verde, recortes do tronco da árvore ou tiras de papel marrom, forminhas de doce colorida número 6, cola, panos limpos, papel toalha, folhas de papel para cada aluno (ou papel 40 kg, ou aventais de TNT)

– Imagens de árvores com frutos bons e ruins. Você pode fazer de cartolina ou EVA, será um visual que certamente será usado em outras aulas.

– Uma fruta bem cheirosa e bonita.

HORA DE MOVIMENTAR:

ACOLHIMENTO: Prepare a sala com antecedência dispondo o seu material e o visual que usará. Cole na criança uma pequena etiqueta “smille” de boas-vindas. Você pode comprar a cartela de etiqueta redonda e desenhar olhinhos e boca. Fica barato e eles vão amar o carinho!

QUEBRA-GELO: Chame a atenção das crianças para fruta e máscara. Explique que a aula do dia tem tudo a ver com essas duas coisas. Huuuum… O que será? Quem prestar atenção saberá! 

DEVOCIONAL: Ore com as crianças agradecendo a Deus por seu amor tão grande, que permitiu que eles estivessem nesse dia aprendendo sobre coisas importantes para ter uma vida que possa ser de alegria e paz na presença dEle. Cante louvores que exalte o amor de Deus.

HORA DE ENSINAR:

TEXTO ÁUREO: Faça 3 cartazes, cada um com uma parte do versículo. Você pode usar a imagem de uma fruta ou árvore, como segue o exemplo anexo. Repita com as crianças algumas vezes, a visualização da imagem e a repetição os ajudará a memorizar, mesmo que ainda não saibam ler.

LIÇÃO: Quem aqui gosta de usar a imaginação? Então vamos imaginar que somos lindas árvores! Estiquem bem os bracinhos como se fossem galhos beeeeeem compridos. Estiquem as perninhas como se fossem raízes beeeeem profundas. Agora balance pra lá e pra cá… Como você é? Com muitos galhos verdinhos? É bem alta como um coqueiro ou mais baixa como uma goiabeira? E qual fruto você dá?

A Bíblia é a Palavra de Deus e nela Jesus nos ensinou uma coisa muito interessante sobre a árvore, vamos ver? Está em Mateus 12.33: Porque é pela qualidade das frutas que sabemos se uma árvore é boa ou não presta.  Mateus 12.33b

Jesus estava comparando as pessoas com árvores, explicando que conhecemos as pessoas pelas atitudes delas. Se fazem as coisas certas e que agradam a Deus, são uma árvore boa e o fruto é bom, esse fruto tem todas as qualidades do Espírito de Deus, querem sabem quais são essas qualidades? Vejam só!

Se fazem coisas que não agradam a Deus, são com uma árvore ruim e o fruto é ruim.  

Nos próximos dias muitas pessoas vão participar de uma festa que Deus não se agrada, vocês sabem qual é? (Mostre a máscara) Sim, é a festa de carnaval. Essa festa foi inventada para que as pessoas pudessem fazer todas as coisas que tivessem vontade: comer muito, tomar bebidas alcoólicas, fazer brincadeiras bobas, cantar e dançar com músicas que não louvam ao Papai do Céu… Tantas coisas que o deixam muito triste! Agora pensem, se Jesus fosse comparar essas pessoas que vão pro carnaval e fazem as coisas que deixam Deus triste, elas seriam comparadas com uma árvore boa ou ruim? Uma árvore ruim, né? Com frutos bem ruins.

Aqui alguém quer ser como uma árvore ruim, que dá fruto ruim, que não aguada a Deus? Xiiii, alguém aí gosta de banana azeda? Mamão sem gosto? Maçã aguada? Manga com bicho? Ninguém, né? Deus também não quer que a gente faça coisas que o deixe triste, como participar da festa de carnaval, pois isso seria o mesmo que ser como uma árvore que produz atitudes ruins. 

Quantos querem ser uma árvore boa que produz o fruto do Espírito que agrada a Deus? Então vamos praticar com atitudes!

HORA DE APLICAR:

ATIVIDADES E VIVÊNCIAS: É muito importante ressaltar que o cristão pode se divertir e agradar a Deus, por isso é legal elaborar atividades criativas. A sugestão para as turmas 2 e 3 anos é uma pintura com as mãos. 

Você pode fazer aventais de TNT para pintarem ou simplesmente fazer a pintura numa folha de papel. Pode ainda colar uma folha de papel 40 kg na parede e fazer uma enorme árvore com a copa pintada com a impressão das mãozinhas de todos os seus alunos.

O SENTIDO DO TEXTO ÁUREO: Peça que repitam o texto áureo de cor e pergunte: Quem aí é árvore boa? Vai dar que fruto? (Brinque dizendo um fruto de sua preferência)

HORA DE DAR TCHAU:

ORAÇÃO FINAL: Hoje tivemos uma aula muito especial. O que aprendemos mesmo? Que somos como uma árvore e que as pessoas nos conhecem pelo nosso fruto, mas, acima de tudo, Deus nos conhece pelo que produzimos! Sabemos que nem sempre é fácil produzir as qualidades do Espírito de Deus, mas se orarmos, creio que conseguiremos vencer a nossa natureza carnal, certo? Então vamos pedir a Deus que nos ajude a ser como uma árvore com frutos muuuuuuuito bons!

EXPECTATIVA PARA A PRÓXIMA AULA : Gostaram da aula de hoje? Na próxima teremos mais novidades. Alguém pode imaginar o que é? Só voltando pra saber, né? Então ninguém pode faltar!

Material didático :

Exemplos de smille que você pode fazer com etiquetas adesivas:

Atividade :

Aluno: ______________________________________

Porque é pela qualidade das frutas que sabemos se uma árvore é boa ou não presta.

Mateus 12.33b

Use suas mãozinhas para fazer a copa da árvore e cole forminhas de doce para os frutos:

Ideia de Visuais :

Publicações Relacionadas

Artigos Kids
Profa. Catia Persan

O Servo da orelha furada

Série de artigos sobre Mordomia Cristã Então tomarás uma sovela, e lhe furarás a orelha contra a porta, e ele será teu servo para sempre;

Leia mais
Planos de Aula
INTERLIGADOS KIDS ADVEC SEDE -RJ

Recursos visuais

Conscientização do Carnaval Texto áureo : Mateus 12.33b , versão indicada : NHTL

Leia mais

Outras Publicações

Planos de Aula
INTERLIGADOS KIDS ADVEC SEDE -RJ

Recursos visuais

Conscientização do Carnaval Texto áureo : Mateus 12.33b , versão indicada : NHTL

Leia mais
9 a 11 anos - Mais que Vencedores
Tatiane Cassimiro

A Igreja perseguida

Aula Apologética Profa.: Tatiane Cassimiro Igreja: ADVEC Sede Turma: 9 a 11 anos Texto Bíblico: Atos 4:1-4; 8:1-8/ João 16:33/ Mateus 16:18-19 Texto-áureo: Lembrem-se dos

Leia mais
2 a 3 anos - Cordeirinhos de Jesus
ADVEC Alphaville

Atividades para a Páscoa

Túmulo vazio MATERIAL NECESSÁRIO  – pratos de papelão (quantidade necessária para a turma) – discos de papelão recortados na medida suficiente para cobrir a entrada

Leia mais