SERVINDO A DEUS COM EXCELÊNCIA
Então, Jesus, chamando-os, disse: Sabeis que os governadores dos povos os dominam e que os maiorais exercem autoridade sobre eles. Não é assim entre vós; pelo contrário, quem quiser tornar-se grande entre vós, será esse o que vos sirva; e quem quiser ser o primeiro entre vós será vosso servo.
Mateus 20:25-27
Durante aproximadamente seis anos pude servir ao Senhor na liderança do Departamento infantil na ADVEC MOOCA. Neste período, aprendi a servir ao Senhor com alegria e amor, desenvolvendo dons e talentos a serviço do reino. Dentre muitas aprendizagens, as mais importantes foram a razão, o motivo e as ações que demonstram a excelência de servir ao nosso Deus.
Em João 3.16 é declarado que o nosso Deus veio a este mundo e entregou a sua própria vida por amor,sem a condição de receber algo em troca.
Lembro-me que atravessei momentos muito difíceis na minha vida profissional e pessoal, enquanto servia ao ministério infantil. Mas em todo o tempo eu pude ver as mãos do Senhor agindo ao meu favor. Enquanto eu servia às crianças na igreja, muitas vezes sem saber como seria o meu dia de amanhã, o Senhor cuidava da minha família e da minha casa.
Embora passemos por aflições, temos a certeza que tudo está aos cuidados de Deus e o quanto é gratificante servir ao nosso Deus independente das circuntâncias. A Bíblia relata que Deus enviou seu Filho a este mundo, para servir, entregando sua própria vida. Quando servimos a Deus com amor e dedicação, temos grandes recompensas.
Servir vai muito além de cargo, ou título que possa ganhar. Mas uma entrega total, sabendo e tendo a certeza que a recompensa vem do Senhor :Bem como o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir, e para dar a sua vida em resgate de muitos. Mateus 20:28
Devemos ter o desejo ardente em nosso coração de levar a Palavra de Deus a toda à criatura.
Servir ao reino de Deus pode ser de diversas maneiras :na liderança, na limpeza de uma sala, na preparação dos lanches das crianças ou acompanhar os pequenos ao banheiro. Desde que tudo o que você faça, seja por amor a obra de Deus, com alegria de servir. É importante o entendimento do privilégio em poder servir a Deus, pois o serviço é uma atitude na vida cristã.
Deus deseja que nos coloquemos à disposição, para servir sem olhar para as nossas limitações. Precisamos ter a certeza que Ele irá nos capacitar se estivermos dispostos a aprender.
E não podemos esquecer que tudo que fazemos, que seja de todo o coração:“E tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como ao Senhor, e não aos homens, Cl 3:23”
Devemos ter responsabilidade ao servir a Deus e fazer a obra com muito zelo. Servir a Deus muitas vezes requer renúncia de algumas coisas da nossa vida. Mas tenha a certeza da recompensa de Deus: Um dia iremos morar na Glória Celestial.
Servir no ministério infantil, é como se o coração queimasse de alegria o tempo inteiro. É algo tão maravilhoso, um sentimento de tanta alegria, amor, que nenhuma palavra conseguiria expressar.
Em João 13: 5-15 , no episódio onde Jesus lava os pés dos discípulos , as falas de Jesus nos chamam muita atenção sobre este tema. Jesus se tornou servo por amor a nós. Sem acepção de lugares e pessoas ,e por onde passou deixou a sua marca de servo!
Então devemos fazer como o Salmista que serviu ao Senhor com alegria (Sl 100) e assimilarmos que a atitude de servir:
-É um grande privilégio, não deve ser enxergue como um dever.
-É ter a sua família abençoada e guardada por Deus.
-É ter o nosso caminho iluminado na presença de Deus.
-É ter uma vida próspera na presença de Deus.
-É crêr em grandes vitórias
-É capacitar-se a cada dia visando a transformação na vida das crianças através da Palavra de Deus.
-É lutar pela salvação de almas de quem ainda não conhece as guerras,
-É levanta-se em oração em prol dos que ainda não sabem orar
Servir é se dispor na presença do Espírito Santo e dizer-Lhe: “Eis me aqui pronto para servir”.
Precisamos ter em nosso coração e em nossa mente que as crianças precisam se alimentar não só com um leitinho como se ainda fossem bebês, pois elas crescem e precisam de uma alimentação completa, nutrida com a Palavra de Deus, ensinando a crescerem em sabedoria e espiritualmente na busca pelo Batismo com o Espírito Santo.
Aprecio a palavra do Pr. Jean Porto Santos que diz: “A visão antiga de que qualquer um serve para servir as crianças ficou para trás a muito tempo. Hoje entende-se que é necessário estar preparado e qualificado para o exercício desse trabalho. O professor cristão de crianças precisa ser qualificado e preparado espiritualmente, teologicamente e pedagogicamente. O bom professor sabe que jamais deve negligenciar o seu preparo. As crianças merecem o melhor, e nós ministros de crianças, precisamos estar dispostos a oferecer esse melhor”.
Temos diversos motivos para entrar em 2024 servindo ao Senhor.
Independente do departamento que você vai servir na igreja, que seja com amor e responsabilidade.
Tenha uma vida abençoada e próspera servindo ao nosso Deus.
Amém.