Menu

A importância da Educação Cristã na Primeira infância

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook
Share on email

Os teus olhos viram o meu embrião; todos os dias determinados para mim foram escritos no teu livro antes de qualquer deles existir.

Salmo 139.16

Em Gênesis no capítulo 2, após Deus criar o céu ,a terra e tudo o que neles há, podemos observar a sua ação: “E tomou o Senhor Deus o homem e o pôs no jardim do Éden para o lavrar e o guardar “. Deus o confiou a administração de bens e poderio que pertencem a Ele, mas infelizmente Adão fracassou.

Romanos (5.12):

“Portanto, da mesma forma como o pecado entrou no mundo por um homem, e pelo pecado a morte, assim também a morte veio a todos os homens, porque todos pecaram”.

Sabemos que após a desobediência do homem, o coração foi contaminado com impurezas do pecado, isto é, egoísmo, orgulho, autodomínio e cegueira espiritual, no entanto em Cristo temos redenção, por meio   de seu sangue, perdão dos pecados, de acordo com as riquezas da graça de Deus. (Efésios 1.7)

Com a nova aliança os que aceitam Cristo como seu Salvador podem contar com o Espírito Santo que habita em nós. Ele é nosso Conselheiro e tem poder para nos capacitar no que for necessário.
Quando precisamos produzir algo em qualquer contexto basta estarmos sensíveis a sua voz.

O Espírito Santo é quem nos revela as verdadeiras necessidades de nossos alunos, as estratégias que serão usadas de acordo com as peculiaridades de cada um, as orações específicas que precisam ser feitas para que haja desenvolvimento espiritual, sendo assim, é um privilégio servir a esse público e notar a presença e cuidado de Deus em suas vidas.

Crianças da primeira infância no contexto bíblico

Na Bíblia, notamos alguns fatos descrevendo a presença de crianças no contexto social e daremos ênfase aos que ocorreram na fase mencionada acima.  Considera-se primeira infância o período que abrange os primeiros 6 (seis) anos completos ou 72 (setenta e dois) meses de vida da criança lei 13.257/2016.  

É importante observar que, os pequeninos não foram negligenciados por Deus, pelo contrário, há diversas instruções referentes:

  • Educação Familiar :Provérbios 22.6
  • Direito à vida :Proibição de serem sacrificadas ao deus  Moloque visto em Levítico20.2-5
  • Inclusão em ritos religioso : circuncisão (Gênesis 21.4) e a apresentação de Jesus no templo (Lucas 2.22).   

Em alguns momentos por exemplo, sofreram perseguições mesmo sendo recém-nascidos como Moisés e Jesus, conviveram com os acontecimentos daqueles tempos , enfrentaram doenças, cenários de guerra, fome, viagens pelo deserto, exílios entre outros. 

Dessa maneira, devemos considerar que crianças no cenário pós-moderno vivenciam os assuntos que permeiam na sociedade na qual estão inseridas, alguns deles são:  violências urbanas, separação ou ausência de pais (por motivo de morte, omissão, carga horária de trabalho excessiva), desemprego, abusos: físico, psicológico ou sexual, doenças mentais como: ansiedade, depressão, síndrome do Pânico e outras. 

Sabemos que as sociedades sofrem transformações ao longo dos tempos, porém em Mateus 24.35 diz que: “O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não hão de passar”, todas as atribuições pessoais do cristão devem ser norteadas pela Palavra de Deus. Ele é Senhor que atravessa os tempos e permanece o mesmo, ontem, hoje e para sempre.   

A formação humana recebe influências de diversos espaços sociais: família, igreja, escola, clubes etc. E a base religiosa da criança deve ser planejada pela família ,que é responsável por ela, e nesse espaço inicia-se o desenvolvimento infantil dentro do ambiente eclesiástico com a inserção da criança na comunidade religiosa.

A Pré-escola (4 e 5 anos e 11 meses), tornou-se obrigatória no Brasil há 10 anos com a lei 12.796 /2013. No espaço escolar a criança é confrontada com novas situações envolvendo fatores: emocionais, psicológicos, culturais, religiosos, políticos e outros, isto é, um novo ciclo que para ela pode ser tranquilo ou conflituoso.   

 É importantíssimo contribuir na formação da identidade da criança alicerçando-a em Cristo e promovendo o acolhimento necessário para que haja um desenvolvimento espiritual bem estruturado. Visando fazê-la reconhecer que Jesus é filho de Deus, e o único que pode perdoar os seus pecados, e proporcionar vida eterna.

Por fim, é uma honra servir crianças, porque elas estão em processos de formação e fazem parte da sociedade absorvendo muitas coisas que vivenciam nos espaços que frequentam e sendo assim é necessário que haja servos que trabalhem nessa faixa etária porque todas necessitam de Jesus para ensiná-las, curá-las e libertá-las.
Pois toda alma vivente pertence a Deus. 

Referências bibliográficas:

BIBLIA. Bíblia sagrada.  Almeida, João Ferreira. (4ª edição). Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil,2009.

https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2016/lei/l13257.htm (consultado em 25/03/24)

https://www.planalto.gov.br/CCIVIL_03/_Ato2011-2014/2013/Lei/L12796.htm (consultado em 27/03/24)

Publicações Relacionadas

Artigos Kids
Profa. Catia Persan

O Servo da orelha furada

Série de artigos sobre Mordomia Cristã Então tomarás uma sovela, e lhe furarás a orelha contra a porta, e ele será teu servo para sempre;

Leia mais

Outras Publicações

2 a 3 anos - Cordeirinhos de Jesus
Pra.Renata Santana

Jesus é a Páscoa

Porque Cristo, nossa Páscoa, foi sacrificado por nós. 1 Coríntios 5.7 Texto Bíblico: Mateus 26 a 28; Marcos 14 ao16; Lucas 22 ao 24; João

Leia mais
4 a 6 anos - Primeiros Passos
Teresa Souza

Primeiros Passos: A escolhida

Profa.: Teresa Cristina de Souza Igreja: ADVEC SEDE-RJ Turma: 4 e 5 anos  Tema: A escolhida  Textos Bíblicos: Lucas 1.30-33; Lucas 2.52 Texto-áureo: PV. 22.6

Leia mais